Tem lava no fundo do mar?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

Uma "Atlântida" vulcânica se esconde no fundo do oceano das Ilhas Canárias. O fundo do oceano das Ilhas Canárias abriga fascinantes fluxos de lava de rochas magmáticas nunca vistas em nenhum outro lugar do planeta.

O que acontece quando a lava chega ao mar? Chegada da lava a 1.000ºC ao mar a 23ºC cria nuvens de vapor de água e explosões. Uma alteração química na água prejudicará várias espécies, mas beneficiará outras. E a ilha vai aumentar.

Em 2011, um censo utilizando satélites de radar identificou a existência de 24 mil vulcões submarinos. Agora, um estudo publicado no último dia 6 de abril no periódico Earth and Space Science encontrou outras 19 mil dessas formações no fundo mar.

Composição do fundo do oceano
Assim como na plataforma continental, os materiais que recobrem essa região são predominantemente areia, rochas e lama — composta por sedimentos minerais e restos de organismos marinhos.

Os mais simples, por exemplo, as bactérias, diatomáceas, foraminíferos e radiolários, também estão presentes. Nas partes mais rasas, entre 5 mil metros, é possível encontrar criaturas como o peixe-diabo negro.

Mas, em 1896, um fenômeno geológico, denominado "Vulcão do Macuco" trouxe milhares de pessoas para Santos, no litoral de São Paulo. Historiadores o descrevem como a "primeira atração turística" da cidade.

Pompeia

Pompeia foi uma pequena cidade romana, a qual foi destruída por uma erupção vulcânica de grandes proporções em 79 d.C.

Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.

Debaixo de cada vulcão existem imensas áreas chamadas câmaras magmáticas. Magma é o mesmo material que, quando chega à superfície, é chamado de lava.

O que é um vulcão submarino? Um vulcão submarino é um vulcão localizado totalmente ou majoritariamente abaixo do nível do mar. Esses vulcões se formam em lugares onde o magma do interior da Terra penetra através de aberturas ou fissuras na crosta terrestre para o fundo do oceano.

A parte externa da lava, ao entrar em contato com o ar mais frio, se torna mais densa e quase sólida, criando uma película. Entretanto, essa proteção pode ser facilmente destruída com a mais simples pressão, como a pisada de um pé.

Vulcões marinhos também existem, mas são difíceis de serem observados, porque são cobertos pelos oceanos. Em alguns locais, porém, estes vulcões crescem tanto que atingem a superfície, formando as chamadas ilhas vulcânicas.

Como “detetives marinhos” descobriram os segredos do maior vulcão subaquático. Quando o vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai entrou em erupção em Tonga em janeiro de 2022, ele causou a maior erupção já registrada com a tecnologia moderna. borda do espaço.

Tamu Massif

O Tamu Massif é um vulcão submarino localizado no fundo do Oceano Pacífico, a 1.600km ao leste do Japão. Esse vulcão não só é gigante, mas é o maior vulcão submarino conhecido.

"É muito mais difícil trabalhar nas profundezas oceânicas porque as condições são um grande desafio para a tecnologia." Ela ressalta que, nas missões espaciais, as comunicações são extremamente limitadas.