Tem lactose na manteiga?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Mesmo a quantidade de uma chávena de manteiga contém apenas 0,1 gramas de lactose. Por sua vez, o creme vegetal (ou margarina) é um alimento processado, produzido a partir de óleos vegetais, o que faz dela um produto naturalmente isento de lactose.

Assim, o teor de lactose da manteiga é menor do que 0,1%, o que faz com que, ao consumirmos uma dose de 5 a 10 gramas de manteiga, estejamos a ingerir apenas 0,04 a 0,07 gramas de lactose.

Porém para quem consegue digerir bem essa proteína do leite, a manteiga ghee pode ser uma excelente opção, por não conter a lactose”, conclui Mônica Rocha, especializada em gastronomia contemporânea e alimentação saudável.

Ou seja, a manteiga é considerada um produto que contém apenas traços de lactose e de proteínas. Somente nos casos de reações severas às proteínas do leite, as manteigas e margarinas devem ser evitadas.”

Estes alimentos apresentam baixo teor de lactose ou são isentos. Por exemplo, o pão Francês é usualmente composto por farinha de trigo, água, fermento biológico e sal. Os biscoitos integrais também, dependendo dos ingredientes, também não costumam apresentar lactose.

É possível, na maior parte dos casos, optar pelas versões sem lactose dos mesmos alimentos, ou ainda ingerir tabletes da enzima lactase antes de consumir alimentos com lactose. Ambos estão cada vez mais acessíveis.

Leite: pode ter até 13 gramas de lactose por xícara; Queijo: pode ter bastante lactose, exceto a ricota e o cottage que geralmente são mais fáceis de digerir; Margarina e iogurte: derivados do leite que também podem ter lactose.

Pode parecer estranho à primeira vista, mas a banana verde pode, sim, ser uma grande aliada na substituição de alimentos lácteos mais consistes, como o creme de leite, por exemplo.

Quem tem intolerância à lactose pode comer ovo? Sim. Apesar de serem enquadrados em um mesmo grupo de alimentos por terem origem animal, eles são compostos por substâncias diferentes. O ovo não possui lactose como os laticínios, ingrediente nocivo aos intolerantes, portanto, está liberado na dieta sem lactose.

Quais são os queijos com menos lactose? Quem quer reduzir o consumo de lactose em queijos deve priorizar versões como provolone, parmesão, brie, emmental, gorgonzola, gouda e camembert. No total, 100 g desses tipos têm de 0,06 g a 0,4 g de lactose.

Porém é muito importante que os portadores dessa doença comam outros alimentos ricos em cálcio para suprir a necessidade desse mineral, como feijão, ovo, couve, espinafre, sardinha e queijo de soja.

Chocolate? Pode sim! Uma opção para aqueles que são intolerantes à lactose e não abrem mão do chocolate, é consumir o chocolate sem lactose. A linha de chocolates 100% cacau, puros, ou mesmo 70% cacau e aqueles feitos com soja estão liberados.

Se o seu caso for somente intolerância a lactose, não tem problema tomar o cafe, com moderação, pois seu consumo exagerado pode causar gastrite e refluxo. Procure seu gastroenterologista para maiores esclarecimentos.

Pão de queijo
Porém, não é todo mundo que pode consumir essa delícia, como é o caso dos intolerantes à lactose. A boa notícia é que existem receitas sem lactose. Em algumas versões, o queijo é substituído por batata, mandioca, batata-doce e outros ingredientes que garantem a textura muito parecida com a tradicional.

O que é um ingrediente sem lactose? Qualquer alimento in natura que não seja leite ou seus derivados é livre de lactose. Frutas, verduras, legumes, carnes, aves, peixe, ovos são considerados alimentos seguros para quem precisa seguir uma dieta livre dessa substância.

Café da manhã para intolerantes à lactose
panqueca de banana, aveia e mel; ovos mexidos; suco de laranja e gengibre; salada de frutas.

  • Optar por bebidas e alimentos que substituem os lácteos.
  • Usar sementes nas preparações (linhaça, gergelim, chia)
  • Investir na aveia como sua principal fonte de carboidrato.
  • Preparar receitas tradicionais substituindo o leite e seus derivados.
  • Consumir raízes cozidas como fonte de carboidrato.

Pizza de quatro queijos é complicado. Mas saiba que alguns queijos podem ser consumidos pelos intolerantes. Como regra, quanto maior o tempo de maturação do queijo, menor será o seu teor de lactose.

chá de hortelã: auxilia na digestão, faz com que a lactose seja eliminada um pouco mais rapidamente e ameniza as dores. É a bebida ideal para beber logo depois de ingerir algo com lactose ou assim que surgirem os primeiros sintomas.

Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia.

Os desconfortos normalmente começam de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham a lactose e podem levar de 6 a 12h.