Tem Jaguar na Amazônia?

Perguntado por: afurtado5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Apesar de seu número reduzido, a sua distribuição geográfica ainda é ampla e há boas chances de sobrevivência da espécie a longo prazo na Amazônia e no Pantanal.

Florestas tropicais, florestas sazonalmente alagadas, florestas secas, matagais espinhosos e pampas.

Sua presença ocorre em diversos habitats, de florestas tropicais a regiões desérticas, bem como em elevadas altitudes. No Brasil, encontra-se nas áreas de Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.

Aqui no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, podemos encontrar o leão-marinho-do-sul (Otaria flavescens), que apresenta coloração escura na região dorsal e dourada no peito. Apesar de serem encontrados no nosso país, os leões-marinhos-do-sul não se reproduzem aqui.

Onça pintada, anta, lobo guará, veado, capivara, lontra e tatu são os mamíferos mais conhecidos, além das muitas espécies de primatas. Distintas variedades de jacarés, tartarugas e cobras, como a cascavel, a jararaca e a sucuri, são os mais populares representantes dos répteis.

A onça-pintada (Panthera onca), também conhecida como jaguar, é o maior felino das Américas, enquanto o leopardo (Panthera pardus) pode ser encontrado em praticamente toda a África e em boa parte do continente asiático.

Mamífero carnívoro da família dos Felídeos representante único e exclusivo no continente americano, onde é possível encontrá-lo na América Central e porção da América do Sul limitada pela pampa argentina e pelos Andes, em zonas de floresta e pantanosas.

ligre

O ligre é um híbrido, uma mistura de leão e tigre, que resultou no maior felino do mundo. Ele tem quase cem vezes o tamanho de um gato doméstico e o dobro do tamanho de um leão africano.

Onça é palavra de origem francesa (once < latim °lyncea < lynx) que tomou o lugar da tupi jaguar – mas apenas no Brasil. Como ocorreu com anta, exportamos o termo autóctone que nomeia majestosa espécie de nossa fauna e importamos um estrangeiro para substituí-lo. Só que são animais diferentes.

POR QUE NO BRASIL CHAMAMOS O JAGUAR DE ONÇA? Quando os portugueses chegaram ao Brasil, usavam a palavra “onça” para outro felino, o lince europeu. O termo veio do latim vulgar luncea, do latim clássico lyncea, por sua vez do grego.

E você não está errado, o guepardo é considerado o animal terrestre mais rápido do mundo, atingindo até 110 km/h, segundo a Cheetah Conservation Fund, organização fundada na Namíbia com o objetivo de conservar esse animal na natureza.

Os três maiores felinos selvagens do planeta são, em ordem: a Onça Pintada, o Leão e o Tigre. A Onça, natural das terras tupiniquins, pode pesar mais de 100 Kg e chega a 2,75 cm de comprimento. O rei da selva, o sempre popular leão, pode chegar a 3 m de comprimento pesando até 200 Kg.

A Onça-Pintada, também chamada de Jaguar, é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, depois dos tigres e dos leões. A onça-pintada é um animal ameaçado de extinção no Brasil.

A Jaguar surgiu em 1922, na Inglaterra, mas ainda não tinha esse nome. Inicialmente, a empresa criada pelos jovens William Walmsley e William Lyons, produzia apenas Sidecars (carrinhos acoplados em motocicletas).

No Brasil existe um urso muito especial: temos o urso-formigueiro, mas conhecido como tamanduá-bandeira. Isso mesmo. Nos países vizinhos, ele recebe esse nome, na tradução para o espanhol oso-hormiguero.

São animais que ocorrem na África.

Pepita é uma zebra macho, tem oito anos e mora no Parque Boa Luz. Nasceu em São Paulo, chegou selvagem em Laranjeiras e foi domada há dois anos e meio com muita paciência e dedicação.

O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) tem como símbolo a onça pintada, que é o felino mais temido da fauna brasileira e representa a força dos Guerreiros de Selva. No local, há um zoológico que abriga algumas espécies desse felino no país.

Responda rápido: Existe tigre na Amazônia? Se você for brasileiro, já deve saber que a resposta é não.

O veredito de Antonia Cecília Amaral: o tigre certamente venceria. Contudo, ela ressalva, é uma resposta difícil e representa apenas uma disputa de um contra um, sem a "gangue" das leoas. E se esses gigantes do velho mundo encontrassem o maior predador brasileiro, a onça pintada?

Jaguatirica (Leopardus pardalis)

Jaguatirica (Leopardus pardalis)
Com uma aparência semelhante à outros felinos, especialmente a onça-pintada, a jaguatirica possui pelos curtos, na cor dourada ou cinza claro e diversas manchas pretas distribuídas pelo corpo. É considerado um felino de médio porte, mede cerca de 50 cm e pode pesar até 15 quilos.