Tem iceberg no Brasil?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

O iceberg tem cerca de 170 km de comprimento por 25 km de largura e uma área total de 4.320 km² e está à deriva no Mar de Weddell, segundo comunicado da agência divulgado na quarta-feira (19). O gigantesco iceberg tem uma área três vezes maior que a da cidade de São Paulo, que é de 1.521 km².

estado sólido

Os icebergs são grandes massas de água no estado sólido, que se deslocam seguindo as correntes marítimas nos oceanos.

Perigo dos icebergs
Em outras palavras, o trecho visível dos icebergs que se posiciona acima do nível do mar não revela a sua magnitude submersa, tampouco a maneira como essa massa se distribui sob a água, o que representa um risco de acidente para as embarcações que navegam pelos oceanos gelados.

É a alta pressão que impede o congelamento desse líquido. Então, não tem jeito: por mais grossa que seja a camada de gelo da superfície, a água no fundo dos oceanos não congela mesmo!

Como podem os icebergs, que ficam no mar, ser feitos de água doce? Eles são enormes blocos que se desprendem das geleiras polares – que, por sua vez, foram formadas pelas neves da Era Glacial. São, portanto, de água doce e não devem ser confundidos com água do mar congelada.

O iceberg flutua porque o gelo possui uma densidade menor que a água do mar, sua parte visível (acima da água) é de apenas 10% do seu volume total.

Como icebergs são muito pesados, é comum que duvidem que eles flutuam na água. Mas a explicação é simples. A densidade da água doce congelada é menor do que a da água marinha, o que faz com que essas montanhas de gelo gigantes não afundem.

O MAIOR ICEBERG do planeta ameaça parar em breve em um santuário intocado da fauna antártica que abriga pinguins, focas e uma pequena população de baleias-azuis ameaçadas de extinção. O iceberg, denominado A68, se desprendeu da plataforma de gelo Larsen C na costa leste da Península Antártida em 2017.

Alguns icebergs duram até 18 anos quando permanecem em águas relativamente frias. Mesmo com o tamanho recorde, a previsão é que A 76 se desintegre rapidamente quando chegar ao Atlântico Sul.

O Spray Impermeabilizante é um spray de uso culinário criado para impermeabilização de bolos e massas antes do uso de chantillys, pasta americana, fondants e glacês, garantindo que estes não esfarelem.

A teoria de Hemingway diz que apenas percebemos o que vemos à primeira vista; o restante passa despercebido como em um iceberg. Ou seja, existe uma parte consciente da informação e outra inconsciente.

Aumento do nível do mar
O derretimento das geleiras contribuiu para o aumento do nível dos oceanos em 2,7 centímetros desde 1961. Além disso, as geleiras do mundo têm gelo suficiente — cerca de 170.000 quilômetros cúbicos — para aumentar o nível do mar em quase meio metro.

Ou seja, iceberg significa "montanha de gelo".

Icebergs alteram o nível do mar? Quando um iceberg derrete no oceano o nível do mar não se altera, apenas o estado da água irá se alterar, passando de sólido para líquido, sendo assim o volume continuará (quase) o mesmo.

Quando estamos submersos na água, essa força de impulsão é proporcional ao nosso volume imerso e à densidade relativa do nosso corpo. Podemos alterar ligeiramente a densidade relativa do nosso corpo; quando estamos relaxados ela diminui, aumentando quando estamos tensos.

A quantidade de sal no Mar Morto é tão acentuada que interfere na densidade de suas águas. Por causa disso, um corpo precisa ser extremamente denso para afundar nele. A prova disso é o fato de qualquer pessoa conseguir flutuar normalmente em suas águas.

Na verdade, congela, sim. O Oceano Ártico e o Antártico variam a extensão de mar congelado todo ano. Entre o auge do verão e o auge do inverno, a área congelada do Oceano Antártico cresce de 2 milhões de km² para até 20 milhões de km². O mesmo acontece no Ártico, onde o mar congelado varia entre 4 e 15 milhões de km².

Turra explica que o lixo no mar é apenas a “ponta do iceberg” de agressões e poluentes presentes nesse ambiente por conta da atividade humana, mas considera que dar atenção a ele é uma boa estratégia.

Iceberg de 100.000 anos
Acredita-se que ele se originou de um grupo de geleiras perto do sudoeste da Groenlândia com neve de mais de 100.000 anos. Grant Bigg, da Sheffield University do Reino Unido, combinou observações obtidas em 1912 e dados modernos sobre as correntes e ventos oceânicos.

Se forma em qualquer estação por causa da baixa temperatura do ambiente.