Tem hífen vice-presidente?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

O prefixo vice- tem origem latina e exprime as ideias de substituição, sucessão, alternativa, assim como indica alguém que está abaixo de outro. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é vice-presidente, com hífen.

nome de dois géneros
Plural: ex-vice-presidentes. Origem etimológica:ex- + vice-presidente. Plural: ex-vice-presidentes.

Nas formações com os prefixos ex-, vice-: ex-diretor, ex-presidente, vice-governador, vice-prefeito.

A Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho é um cargo de direção do Tribunal, preenchido por meio de eleição, em que concorrem os Ministros mais antigos do Tribunal, para um mandato de dois anos, proibida a reeleição.

3. Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de r ou s. Atenção: com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen. Exemplos: vice-rei, vice-almirante, vice-versa etc.

vice-presidenta | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Como prefixo, bem exige hífen sempre: bem-arrumado, bem-afortunado, bem-aceito, bem-sucedido, bem-humorado, bem-estar, bem-querer.

Em relação aos cargos, o acordo tornou opcional as iniciais maiúsculas, quando se pretende escrever reverencialmente e hierarquicamente. De igual modo, recomenda-se o uso de iniciais maiúsculas quando se escreve pronomes pessoais de tratamento, ou abreviaturas de axiônimos.

Portanto, anote aí as principais funções do hífen na língua portuguesa:

  1. unir palavras compostas;
  2. juntar pronomes oblíquos e algumas formas verbais representadas por mesóclise e ênclise;
  3. separar as sílabas de um dado vocábulo;
  4. ligar algumas palavras precedidas de prefixos.

Em geral, locuções substantivas, adjetivas, adverbiais, entre outras, não pedem o uso de hífen. Ex.: fim de semana, café com leite, dia a dia. Importante: Há exceções específicas, como as locuções água-de-colônia e cor-de-rosa.

*Exceções: Não se usa o hífen em algumas palavras que perderam a noção de composição, como girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista, paraquedismo.

Ficou na dúvida? Como se diz no futebol, a regra é clara: em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, em termos que se unem dando origem a um novo significado, o uso do hífen é obrigatório. Dessa forma, GUARDA-CHUVA, com hífen, é a grafia correta.

vice-presidentes | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Quando a expressão indica um dinheiro que uma pessoa tem guardado, uma poupança, ela tem hífen. Ex: Estou fazendo um pé-de-meia para a minha aposentadoria. Trata-se de uma exceção à regra trazida pelo Acordo Ortográfico.

Geraldo Alckmin

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho é um médico, professor e político brasileiro. Filiado ao Partido Socialista Brasileiro, é o 26.º vice-presidente do Brasil e, cumulativamente, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços desde 1.º de janeiro de 2023.

O vice-presidente é o mais importante executivo operativo, respondendo pela execução do trabalho da empresa. Substitui o presidente, na sua ausência, agindo sempre dentro das políticas já estabelecidas.

Com autorização do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, estão em andamento licitações para reformas dos Fóruns das Comarcas de Juazeiro do Norte, Jardim e Jucás, localizadas no […]

De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.

Segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa , emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade semântica e mantêm acento próprio, podendo o primeiro elemento ser reduzido: arco- ...