Tem hífen em vice-presidente?

Perguntado por: axisco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

O prefixo vice- tem origem latina e exprime as ideias de substituição, sucessão, alternativa, assim como indica alguém que está abaixo de outro. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é vice-presidente, com hífen.

A superdica de hoje é sobre o plural da palavra VICE, que funciona como um prefixo em expressões como VICE-PREFEITO ou VICE-PRESIDENTE e, para isso, exige o uso de um hífen.

Vice-prefeito é o segundo em exercício no cargo do executivo municipal.

vice-presidente | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Não devemos escrever Vice-presidente, porque estamos em presença duma só palavra. Assim, escrevemos, por exemplo: O Capitão-Mor Eugénio de Sousa. Mas escrevemos: Eugénio de Sousa, um valioso capitão-mor. Escrevamos, pois, Vice-Presidente e vice-presidente: Fulano de Tal quer ser vice-presidente.

O prefixo vice- tem origem latina e exprime as ideias de substituição, sucessão, alternativa, assim como indica alguém que está abaixo de outro. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é vice-presidente, com hífen.

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

Sempre deve ser seguido por hífen, ou seja, diante de qualquer palavra. Acompanhe os exemplos. Exemplo de frase: O vice-presidente tem a função de substituir o presidente no caso de viagem ao exterior ou impedimentos, assim como sucedê-lo em caso de renúncia, morte ou destituição do cargo.

Pessoa que substitui o ou a presidente na sua ausência ou impedimento. Plural: vice-presidentes.

As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.

Cargo imediatamente inferior ao de secretário. Feminino: vice-secretária. Plural: vice-secretários. Origem etimológica:vice- + secretário.

A palavra vice atua como um prefixo, formando substantivos compostos, ou como um substantivo comum de dois gêneros: o vice e a vice. Indica um cargo inferior a outro, como vice-presidente, vice-diretor, vice-governador, vice-campeão,... Exemplos: O vice esteve presente em vez do presidente.

Ônibus,nozes ,vice delegados,tico ticos,amores perfeitos, pimentas do reino, pães de lós, patrões, pensões, refrões, guardiões, vilões, cirurgiões, eleições, opiniões.

vice-presidenta | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

As duas formas são registradas pela Academia Brasileira de Letras (no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), pelo respeitadíssimo dicionário Houaiss, pelo Aurélio e tantos outros. Em um concurso público, por exemplo, o candidato pode fazer uso da forma “presidenta” e não perderá nota referente à língua-padrão.

Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.