Tem hífen em microondas?

Perguntado por: nibrahim . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

O correto é micro-ondas, com o hífen no meio. Isso porque, desde o Novo Acordo Ortográfico de 2009, palavras nas quais a última letra do prefixo autônomo (nesse caso, “micro”) for a mesma letra com a qual começa a segunda palavra (“ondas”) devem ser separadas com hífen.

  • alto-astral. bel-prazer. guarda-roupa. guarda-chuva. furta-cor. co-herdeiro. ...
  • boca-aberta. sexta-feira. pan-americano. alto-mar. baba-ovo. ...
  • porta-malas. pica-pau. pingue-pongue. pré-natal. pot-pourri. ...
  • curto-circuito. prima-dona. contra-argumento. amizade-colorida. cor-de-rosa. ...
  • bem-educado. porco-espinho. ex-marido. arranha-céu. porta-estandarte.

A forma correta de escrita da palavra é micro-ônibus.

O prefixo micro é invariável e pede hífen apenas quando vem seguido de o ou h. Antes, a regulamentação era feita com base na tecnologia de distribuição (por cabo, via satélite, micro-ondas).

Em palavras compostas por espécies botânicas e zoológicas: couve-flor, bem-te-vi, bem-me-quer, eva-do-chá, abóbora-menina, erva-doce, feijão-verde. 3. Nos compostos com elementos além, aquém, recém e sem: além-mar, recém-nascido, sem-número, recém-casado, aquém-fiar, etc.

O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

Não se usa hífen após os prefixos que terminam com vogal diferente daquela que inicia o segundo elemento da palavra composta: autoestrada, extraoficial etc. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento se inicia com “r” ou “s”, dobramos o “r” ou “s”: suprarrenal, semisselvagem etc.

Essa polêmica toda acabou. O novo acordo ortográfico decretou o fim do hífen com o elemento “não”, seja advérbio de negação ou fazendo papel de prefixo.

Palavras compostas sem elementos de ligação
Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva; arco-íris; boa-fé; segunda-feira; mesa-redonda; vaga-lume; joão-ninguém; porta-malas; porta-bandeira; pão-duro; bate-boca.

"Sem-vergonha", com hífen, é uma adjetivo composto, cujo significado é aquele que não tem dignidade; canalha; devasso. "Sem vergonha", sem hífen, é a junção da preposição "sem" com o substantivo "vergonha", cujo significado é desprovido de sentimento causado pela inferioridade ou pela indecência.

Prefixos terminados em vogal: usa-se hífen se a palavra seguinte inicia por vogal igual: contra-ataque, micro-ondas 3.

A forma correta de escrita da palavra é para-brisa, com hífen.

  1. Certo: para-brisa.
  2. Errado: parabrisa.
  3. Errado: para brisa.
  4. Errado: párabrisa.
  5. Errado: parabriza.

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:ultrassom. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: ultra-som.

O hífen só se utiliza quando o prefixo super- precede palavras que começam por h ou r. Por exemplo: super-herói ou super-resistente.

Sem mais delongas: o correto é “anti-inflamatório”, com dois “i's” separados por um hífen! Essa é a grafia da palavra que passou a valer com o Novo Acordo Ortográfico.

micro-ondas - nome masculino

singularmicro-ondas
pluralmicro-ondas

Vogais diferentes
Como o Novo Acordo Ortográfico, não se usa mais o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia a segunda palavra/elemento. Um exemplo disso é a palavra aeroespacial, a qual é formada pela preposição “aero” (que termina com o) + “espacial” (que começa com e).

Em “boa-” e seu oponente “-”, a diferença de significado a ser marcada pelo hífen não está nos adjetivos “boa” e “”, mas no substantivo “”, porque esta palavra é usada com desvio de significado: em vez de fazer alusão ao seu sentido primário, que é de crença, nas expressões “boa-” e “-”, ela está sendo ...