Tem haver ou tem a ver?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Ter a ver é uma expressão que significa “estar relacionado com; dizer respeito a”. Ter a haver quer dizer “ter a receber”. – Uma coisa não tem nada a ver com a outra. – A alimentação que fazemos tem tudo a ver com a saúde que temos.

Já a expressão “a ver” é usado para dizer se uma coisa tem relação com a outra – ou mesmo afinidade. Por exemplo: o salário era bom, mas a vaga não tinha nada a ver comigo”.

Todos os dias, usamos “tem isso”, “há aquilo”, “tem mesmo?” Qual é, então, a diferença entre os citados verbos? Bem simples e vital: o “ter” só deve representar POSSE; já o “haver”, enquanto verbo principal, representa EXISTIR, ACONTECER, OCORRER.

substantivo masculino plural Reunião de bens ou propriedades; posses: os haveres do juiz. Etimologia (origem da palavra haver). O verbo haver deriva do latim "habere", que significa ter, possuir, exibir.

Como sabemos, o verbo “haver”, quando tem o sentido de “existir”, “acontecer”, “realizar-se”, “fazer” (em orações temporais), é impessoal.

Apesar de ser pouco usada, a expressão ter a haver pode ser utilizada para indicar o ato de ter quantias monetárias para serem recebidas. Assim, significa o ato de ter a receber ou a reaver determinado valor.

Qual a formulação (ou formulações) correta(s)? Obrigado. As expressões corretas são deve-haver e «deve e haver» (ou «o deve e o haver», com artigo definido).

1 – Deve-se dizer «… tem que ver com…», porque "… tem a ver com…" é sintaxe francesa. Empregamos tem que, quando antes do que se subentendem palavras como as seguintes: algo, coisa, coisas, etc.: «Tenho hoje muito que fazer».

Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”. “Se medidas não forem tomadas, pode haver consequências.”

Para falar de horas, pode-se usar à(s) ou há. Com o sentido de tempo decorrido, usa-se sempre o verbo haver: Fiz um bolo há cinco horas (=decorreram cinco horas desde que fiz o bolo).

Tudo a ver é um reforço da expressão ter a ver. A expressão tudo a ver é sinônima de: ter muita relação com, corresponder totalmente, dizer totalmente respeito a, ser muito do interesse de, ter totalmente que ver.

Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural.

Erro: Devem haver muitas pessoas naquele auditório. Forma correta: Deve haver muitas pessoas naquele auditório. Explicação: O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal, ou seja, só é usado no singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, no caso, “deve”, este também se torna impessoal.

2) DEVE haver ou DEVEM haver dúvidas? Quanto ao uso do verbo HAVER, não PODE HAVER mais dúvidas. O verbo HAVER, com o sentido de "existir", deve ser usado sempre no singular: "há muitas dúvidas"; "havia muitas pessoas"; "houve muitos acidentes"; "haverá mais candidatos"...

Ter a ver é uma expressão que significa “estar relacionado com; dizer respeito a”. Ter a haver quer dizer “ter a receber”.

O verbo haver é usado maioritariamente como verbo impessoal, sem sujeito, com significado de existir. Assim, deverá ser conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular: há crianças.

Não se pode, no entanto, dizer que o verbohaver” nunca vai para o plural, pois isso não é verdade. Ele pode, por exemplo, ser um verbo auxiliar (sinônimo de “ter” nos tempos compostos), situação em que pode ir para o plural. Assim: Eles haviam chegado cedo.

O verbo haver e fazer
O verbo haver é impessoal quando tem sentido de existir e também de tempo decorrido. Exemplo: Havia uma cadeira vaga na sala de aula. Há uma semana que não vejo minha irmã. O verbo fazer é impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno natural.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.