Tem gravidade no espaço?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

O termo gravidade zero não significa a falta da ação da gravidade. Quando astronautas estão flutuando como se a força da gravidade não existisse, eles ainda estão sob a ação da atração gravitacional da Terra.

6 lugares da Terra onde a gravidade parece NÃO existir

  • #1 The Mistery Spot, na Califórnia.
  • #2 Spook Hill, na Flórida.
  • #3 St. Ignance Mistery Spot, em Michigan.
  • #4 The Oregon Vortex, em Oregon.
  • #5 Cosmos Mistery, em Dakota.
  • #6 São Tomé das Letras, Brasil.

Em princípio, a gravidade artificial pode ser fornecida por vários meios. Um impulso contínuo em um foguete que acelera uma espaçonave a meio caminho de Marte geraria uma gravidade artificial igual a o nível de aceleração.

1,62 m/s²

Quando astronautas estão flutuando como se a força da gravidade não existisse, eles ainda estão sob a ação da atração gravitacional da Terra. Os ocupantes da Estação Espacial Internacional (EEI) flutuam porque executam um movimento de queda perpétuo.

É simples, no espaço nada tem peso e por isso os astronautas flutuam, o que não quer dizer que ele perde sua massa. A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém.

Resposta: Não é correto dizer que no espaço não há oxigênio. Ele existe lá também, mas em quantidade muito pequena e insuficiente para nós, seres humanos, respirarmos e, consequentemente, sobreviver sem a ajuda de roupas especiais como as usadas pelos astronautas. Outros gases estão presentes no universo.

Você sabe por que as coisas flutuam na Lua? Na lua não existe atmosfera. Isso ocorre porque a força da gravidade por lá é muito baixa, dificulta a retenção dos gases que costumam se formar em volta de um corpo celeste.

A força de maré é um efeito secundário da força da gravidade, e é responsável pelas marés. Ela surge porque a aceleração gravitacional experimentada por uma grande massa não é constante em todo o seu diâmetro.

Lugares com mais massa, como montanhas, têm forças gravitacionais mais fortes. Locais com menos massa no subsolo, como vales e fossas oceânicas profundas, têm forças gravitacionais mais fracas. A massa cria gravidade. Se você vê uma mudança na gravidade, você vê uma mudança na massa.

9,8 m/s²

A intensidade dessa gravidade, medida ao nível do mar, é de aproximadamente 9,8 m/s², no entanto, esse valor pode variar de acordo com a altura.

Segundo Einstein a gravidade não é uma força, mas uma consequência da curvatura do espaço-tempo. Para ele, todos os corpos celestes estão localizados em cimas de uma malha de tecido espaço-tempo, que dependendo da massa desses corpos pode criar distorções no tecido.

De acordo com Albert Einstein, a gravidade está relacionada à curvatura gerada no espaço pela presença de um corpo muito massivo. De acordo com essa teoria, o espaço e o tempo são curvados pela presença de um corpo bastante massivo, algo que gera a atração que chamamos de gravidade.

Não se pode simplesmente “desligar” a gravidade. Cintos antigravitacionais só existem no cinema ou nas histórias em quadrinhos.

Peso lunar
O valor de g na superfície lunar é de 1,6 m/s² . Com esse valor, o peso de um astronauta de massa 70 kg, por exemplo, seria de apenas 112 newtons quando ele esti¬vesse na Lua. Na Terra, o mesmo astronauta tem quase 700 newtons de peso.

A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol.

A NASA já estabeleceu futuros locais de pouso no Polo Sul da Lua para as próximas missões Artemis, a intenção é estabelecer a presença humana de forma frequente por lá.

Como a gravidade nos atrai para o centro da Terra, todo mundo se sente devidamente seguro, com os pés presos no chão e o corpo alinhado ao centro do planeta. O que é gravidade? Numa perspectiva cosmológica, gravidade é a força que induz a matéria dispersa no Universo a se aglomerar.

O que acontece com o corpo de um astronauta quando ele está no espaço? Estar sob gravidade zero na EEI (Estação Espacial Internacional) deve ser divertido, rodopiando para lá, flutuando para cá. Mas, depois de alguns dias, os efeitos começam a aparecer na massa muscular, no paladar e até nos ossos do astronauta.

6 – O motivo pelo qual as coisas flutuam no espaço é porque, na verdade, elas estão constantemente caindo e, dessa forma, aparentam não ter peso. A gravidade as puxa em direção ao centro da Terra – inclusive as estações espaciais e os astronautas.

A resposta correta é: 23 horas e 56 minutos. Esse intervalo de tempo é chamado de “dia sideral”.