Tem graduação no boxe?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Consultada pela reportagem, a Confederação Brasileira de Boxe não reconhece graduação na modalidade. "As instruções normativas da AIBA, não contemplam metodologia onde os lutadores sejam 'nivelados e divididos em níveis de instrução'. Assim, a Confederação não adota nem reconhece essa metodologia.

KIMONOS

  • Jiu-Jitsu.
  • Judo.
  • Karate.
  • Ninjutsu.
  • Taekwondo.
  • Kung Fu.

Graduação: Usa-se uma corda chamada de Kruang ou Prajied no braço esquerdo do lado do coração. Nós no Brasil usamos a graduação criada no ocidente, são as cores da bandeira da Tailândia mais a cor preta. Já no Oriente usa-se outras cores como verde, marrom, amarelo, prata e ouro.

O treino de boxe para competição é o caminho ideal para quem quer se profissionalizar nesse esporte, e começar a participar de campeonatos que reúnem os grandes nomes do boxe no país e no mundo. Mas, para isso é necessário muita dedicação e disciplina.

A graduação nem sempre é dada por tempo de treino, mas sim por dedicação, tempo de luta em outras modalidades, idade e entre outros fatores. A média para tornar-se um faixa preta, tratando-se de média são de 10 a 20 anos de treino.

Consultada pela reportagem, a Confederação Brasileira de Boxe não reconhece graduação na modalidade. "As instruções normativas da AIBA, não contemplam metodologia onde os lutadores sejam 'nivelados e divididos em níveis de instrução'. Assim, a Confederação não adota nem reconhece essa metodologia.

As 11 categorias do boxe masculino, nome de cada categoria e peso. No boxe, as categorias são divididas por peso. Para os homens, existem 11 categorias. Estas categorias são utilizadas nas competições internacionais como, por exemplo, campeonatos oficiais, Jogos Olímpicos e Jogos Pan-Americanos.

Criada dentro do exército brasileiro, o Uru-Can mistura elementos de Karatê, Tae-kwon-do, Kung-Fu, Judô e Jiu-jitsu. Se trata de uma arte marcial 100% brasileira, embora utilize elementos de outras lutas já consagradas de origens japonesas e coreana.

Atualmente, as Artes Marciais mais conhecidas passam pelo Kung Fu, Karatê, Judô, Aikido, Krav Magá, Jiu-Jitsu, Muay Thai e Taekwondo.

Karatê

Karatê Essa arte marcial, criada no Japão, usa muitos golpes como chutes, cotoveladas, joelhadas e técnicas de mão aberta.

Faixa Preta 1° Dan para Faixa Preta 2° Dan / Preta com Branca => ter formado 03 Faixas Pretas. Faixa Preta 2° Dan para Faixa Preta 3° Dan / Preta com Amarela => ter formado + 07 Faixas Pretas. Faixa Preta 3° Dan para Faixa Preta 4° Dan / Preta com Vermelha => ter formado + 10 Faixas Pretas.

O sistema de graduação do krav maga tem 9 cores de faixa. As 5 primeiras (branca, amarela, laranja, verde e azul) são para o aprendizado de defesa pessoal e as 4 últimas (marrom, preta, vermelha e branca, vermelha) são para adquirir as técnicas de combate corpo a corpo, mais elaboradas.

Você sendo estrangeiro irá ganhar em média 5 mil bahts por luta, apenas por comparação a bolsa média do lutador Sangmanne Sor Tianpo é de 100 mil bahts e do lutador Muangthai PK Saenchai é de 70 mil baths, contando apenas o valor da bolsa, fora apostas e disputas de títulos.

39 anos

Pode-se praticar boxe olímpico (amador) dos 13 aos 39 anos. No entanto, para continuar até os 39 anos, você deve ter obtido sua primeira licença antes dos 34 anos.