Tem glúten na soja?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Existem diversas opções de grãos e sementes livres de glúten. Entre elas, temos: arroz, milho, soja, feijão, lentilha, grão-de-bico, quinoa, painço, amaranto, linhaça, chia, gergelim e aveia.

O glúten se encontra no tecido vegetal do trigo, da cevada, do centeio e do malte, e é por isso que esses alimentos devem ser evitados a qualquer custo.

No entanto, a principal vantagem da tapioca, ou da fécula de mandioca, é que ela não contém glúten, assim os intolerantes podem consumir esse carboidrato como opção ao invés dos pães.

Beba bastante água. Hidratando o seu corpo, mais rapidamente você amenizará os sintomas. Não só por que ocorre uma "diluição" do glúten, no seu estômago e intestinos, diminuindo a sensação de mal-estar, quanto ajudará o seu corpo a se manter hidratado após episódios de diarreia e/ou vômitos.

A intolerância ao glúten pode se manifestar com irritações na pele, erupções e coceiras, principalmente no rosto e nos braços. Dores musculares e derivadas de inchaço nas articulações, principalmente nas mãos e nos joelhos, podem derivar do consumo recorrente de glúten pela pessoa com doença celíaca.

O cuscuz, por exemplo, também deve ser assistido de perto, uma vez que a semolina também possui glúten. A aveia é outro item que pode possuir a proteína do trigo.

A conclusão do estudo é de que como a mandioca é naturalmente sem glúten, há a necessidade de um controle de qualidade mais rigoroso das Boas Práticas de Fabricação (BPF) pelas indústrias, para evitar a contaminação cruzada destes alimentos.

O feijão não contém glúten e é um alimento proteico e rico em fribras, portanto muito utilizado nas dietas veganas e vegetarianas. Há quem se arrisque a fazer receitas de brownie com feijão preto pela sua ótima composição nutricional e por não conter glúten.

Todos os grãos que citamos que podem conter glúten (arroz, milho, amaranto, quinoa, trigo sarraceno e sorgo), se não apresentarem esse alerta na embalagem, são opções na dieta sem glúten.

9. Carnes. As proteínas presentes nas carnes também são fundamentais para qualquer dieta., além do alimento não contém glúten. Sendo assim, não deixe de consumi-la, independentemente de sua origem.

Leite, iogurte, queijo, manteiga, requeijão… todos os produtos lácteos podem fazer parte da dieta de um celíaco. Só lembre de optar pelas opções mais saudáveis, como zero, light e diet. Além de saudáveis e nutritivas, as oleaginosas são uma boa opção de lanche para quem não pode consumir o glúten.

4 - O amendoim contém glúten? Não, o amendoim é um alergênico assim como crustáceos, ovos, peixes, soja, leite de todos os mamíferos, amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha do Pará, macadâmia, nozes, pistaches, pinoli, castanhas, entre outros.

4 – Pipoca contém glúten? MITO! A pipoca não tem glúten, uma vez que sua base é o milho, que por sua natureza não contém essa proteína (glúten). Entretanto, no caso das que são feitas em micro-ondas é preciso observar a embalagem de cada produto, pois alguns podem, sim, conter glúten.

Muitos alimentos sem glúten continuam sendo carboidratos, como é o caso das farinhas de mandioca e milho, do arroz e das batatas.

O polvilho azedo não contém gorduras e é livre de glúten, por isso, pode ser utilizado no dia a dia de pessoas com doença celíaca, ou que pretendem diminuir o consumo dessa proteína.

O Pão de Forma Multigrãos sem glúten, da Schär, é o tradicional pão de forma na versão multigrãos, sem glúten e sem lactose, para pessoas que tenham restrições quanto ao consumo destes nutrientes.

Não. O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio e cevada. Já a aveia possui outro tipo de proteína chamada de avenina.

A mussarela é um tipo de queijo muito versátil, pois pode ser usado de muitas formas e em receitas diferentes, como: pizzas, em hambúrgueres, recheio de lanches, quiches, tortas e até mesmo para gratinar receitas especiais. Não contém glúten.