Tem glúten na farinha de quibe?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Não é nada difícil encontrar o salgado em restaurantes, padarias e bares por aí. Mas apesar de saborosa, a receita original contém glúten (proteína presente no trigo), o que torna o Quibe inadequado para pessoas que estão buscando uma alimentação sem essa proteína ou que são intolerantes à proteína em questão.

O trigo para quibe, também conhecido como triguilho ou bulgur, nada mais é do que o grão integral do trigo que passa por alguns processamentos mínimos, uma espécie de pré-cozimento, para depois serem secos e moídos.

2 – Carnes, peixes e frutos do mar. As carnes são uma ótima fonte de proteína para toda alimentação sem glúten. Além de serem ricos em proteínas, esses alimentos são livres de glúten.

Farinha de chia, farinha de linhaça, farinha de amêndoa, farinha de amaranto, farinha de castanha-do-Pará e farinha de gergelim. Farinha de trigo sarraceno, farinha de grão-de-bico, farinha de arroz integral, farinha de sorgo, farinha de milho, farinha de aveia Mãe Terra e farinha de soja.

ALIMENTOS RICOS EM ENZIMAS E ANTI-INFLAMATÓRIOS
As enzimas presentes nesses alimentos são capazes de digerir moléculas de proteína e assim auxiliar na eliminação dessa pequena quantidade de glúten que você ingeriu sem saber. Outro ótimo recurso são os alimentos anti-inflamatórios.

A farinha branca é proveniente da moagem somente do endosperma do trigo. Possui um sabor mais fácil e contém maior quantidade de glúten, tornando o pão mais macio.

Alimentos e farinhas sem glúten
Féculas e farinhas sem glúten: amido de milho, fubá, farinha de mandioca, fécula de batata, farinha de soja, polvilho, araruta, flocos de arroz e milho, farinha de arroz, de trigo de sarraceno, de amêndoa, de castanhas, de chia, de quinoa e de grão-de-bico.

53

Triguilho (bulgur) - índice glicêmico: 53 (Baixo)

É rico em carboidratos, ou seja; fornece muita energia para darmos conta do dia, mas também tem um ótimo teor de proteínas, ajudando no processo de construção e manutenção dos tecidos do organismo. E é naturalmente pobre em gorduras, o que favorece os que estão em dietas para emagrecimento.

O Trigo para quibe, triguilho ou bulgur, é um grão integral de trigo que não cresceu e que é submetido a um processo específico: Os grãos germinados são primeiramente cozidos, depois secos e finalmente moídos para formarem pequenos pedaços semelhantes a grãos de arroz.

As pipocas não têm glúten? Os grãos de milho são naturalmente livres de glúten, e como as pipocas são simplesmente grãos de milho rebentados, também são naturalmente livres de glúten. No entanto, algumas pipocas comercialmente embaladas e/ou aromatizadas podem não estar isentas de glúten - ver abaixo.

Queijos frescos, tipo minas, ricota, parmesão.

Por ser obtido do milho, que é livre de glúten, o fubá pode ser consumido sem problemas por pessoas com doença celíaca ou que evitam essa proteína. Ele se diferencia da farinha de milho por ter grãos de tamanho menor e mais delicados, mas suas propriedades nutricionais e seus benefícios para o organismo são os mesmos.

UTILIDADE: Preparo de pratos salgados ou doces tais como cuscuz, bolos, polenta, biscoitinhos, bolinhos, mingau, etc. INGREDIENTES: Flocos de milho. Alertamos que: O flocão de milho é livre de glúten, porém é passível de cruzamento com alimentos com glúten, durante o processo, colheita e o transporte.