Tem gelo no espaço?

Perguntado por: unogueira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

O gelo amorfo é o principal tipo encontrado no espaço, pois no ambiente espacial mais frio não há energia térmica suficiente para formar cristais. Na Terra a água é congelada na forma amorfa só nas regiões frias superiores da atmosfera terrestre.

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.

2500ºC

Qual a temperatura fora da Estação Espacial? Por conta da radiação solar, essa região do espaço pode chegar a temperaturas altíssimas, de até 2500ºC. Pouquíssimos metais podem suportar essa temperatura sem derreter, e os materiais dos quais a estação espacial é feita, como alumínio, não passam nem dos 700.

Como é o ar no espaço? Se é o espaço sideral, aquele que existe entre os planetas e estrelas, ele não tem ar, nele predomina o vácuo (ausência de matéria). Se você se refere aos gases que existem no universo, o mais abundante é, sem dúvida, o hidrogênio.

O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.

branco

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

KELT-9b

Qual o corpo celeste mais quente do universo? KELT-9b pertence ao sistema KELT-9, uma estrela com massa 2,5 vezes maior que o Sol – e duas vezes mais quente que também. A temperatura do exoplaneta (4.300ºC), além de ser a maior já registrada, é “apenas” dois mil graus menor que a da nossa estrela.

Não. O Sol libera energia oriunda da fusão de hidrogênio que ocorre no seu interior pela elevada pressão gravitacional. Não é "fogo".

5.778 K

O Sol é grande e concentra muito hidrogênio, sendo mantido por uma forte gravidade. Com isso, a pressão e a temperatura lá dentro são muito altas, fazendo com que os átomos de hidrogênio colidam entre si, no que chamamos de fusão nuclear, e gerem hélio.

Lua tem o lugar mais frio do Sistema Solar, com temperaturas que podem chegar a menos 246 graus Celsius. RIO – Em tempos de aquecimento na Terra, é interessante saber que o lugar mais frio do Sistema Solar fica na Lua, com temperaturas que podem chegar a menos 246 graus Celsius.

Como sabemos que o espaço é infinito? Com base na Teoria da Relatividade, os cientistas bolaram uma fórmula para estudar os limites do Cosmos. Depois de milhões de cálculos malucos, a conclusão foi a seguinte: se a densidade do Universo for menor do que 0,00188 g/cm3, ele é infinito.

Antártida

Descubra qual é o lugar mais frio do mundo! A Antártida, continente que fica no sul da Terra, é o lugar mais frio do planeta. Foi lá que os termômetros marcaram a primeira temperatura mais baixa já registrada: -89 graus Celsius, em 1983.

Zero absoluto é a mais baixa temperatura que pode ser representada em qualquer escala termométrica. Trata-se de uma temperatura teórica, equivalente a 0 K (lê-se zero kelvin), na qual todas as partículas constituintes de um sistema termodinâmico devem encontrar-se perfeitamente em repouso.

Na microgravidade gerada nas naves espaciais, as moléculas de oxigênio são capazes de alimentarem o fogo quando são "empurradas" para ele de alguma forma, ou por difusão através dos gases da chama, assim como acontece quando o petróleo se espalha sobre a superfície da água.

Como é produzido oxigênio na estação espacial? Atualmente, os geradores de oxigênio a bordo da Estação espacial internacional produzem oxigênio da água por meio de eletrólise e despejam o hidrogênio produzido no espaço.

Porque a atmosfera é composta de gases incolores. Para que possamos enxergar um gás qualquer, é preciso que ele possua alguma coloração. Isso só acontece quando seus elementos químicos absorvem luz visível, uma vez que, como ensina o arco-íris, cada um dos sete raios que compõem a luz corresponde a uma cor diferente.

DeForest estima o ruído do Sol chegaria à Terra com cerca de 100 decibéis, um pouco mais silencioso do que os alto-falantes de um show de rock – mas já extremamente prejudicial a audição humana.

O espaço sideral é compreendido como sendo toda a área física do universo que não esteja ''habitada'' por corpos celestes, além do espaço sideral há mais espaço sideral, uma vez que o universo é infinito.

Velocidade do Som X Velocidade da Luz
A onda sonora (trovão) se propaga em um espaço com a velocidade de 340 m/s.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.