Tem Fusca na China?

Perguntado por: mAvila6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Ora Ballet Cat, o Fusca chinês. O Fusca chinês chega ao mercado da China como Ora Ballet Cat, trazendo um design copiado da Volkswagen e três opções de motor elétrico. O mais potente, com tração nas quatro rodas, tem 544 cv e bateria de 60,5 kWh, que lhe permite rodar até 500 km com uma carga.

Veículo icônico no Brasil e no mundo saiu de linha na última fábrica responsável pela produção, localizada no México; relembre a história. Linha agora será ocupada por SUV.

O Volkswagen Typ 1, mais conhecido como fusca, foi idealizado pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche, que queria criar um carro que fosse acessível para a população. O projeto ganhou apoio de Adolf Hitler, que estava ascendendo ao poder na Alemanha e estava comprometido em revitalizar a economia alemã.

Ranking Fusca
Dentre os modelos de Fusca, o fabricado em 1975 é o mais vendido, buscado e anunciado na plataforma. As versões produzidas em 1970 e 1980 ficam na segunda e terceira posição, respectivamente. As cores de Fusca mais procuradas foram: branco, azul, verde, vermelho e amarelo, nesta ordem.

O novo Fusca chega às revendas da marca já em novembro, a partir de R$ 76.600 na versão com câmbio manual e de R$ 80.990 com transmissão manual automatizada de dupla embreagem DSG. O motor é o mesmo para as duas versões: 2.0 TSI turbo a gasolina com 200 cv de potência.

O Volkswagen Fusca, chamado Beetle por lá, foi introduzido nos Estados Unidos em 1949 e se tornou um ícone da história americana.

O veículo tem lugar de destaque no museu localizado em Hamburgo, na Alemanha. Mesmo tendo sido descontinuado em 2019, o Volkswagen Fusca é, definitivamente, um dos carros de maior sucesso no mundo, com mais de 21 milhões de exemplares produzidos.

É o caso do México, que chama de “Vocho”. E da Turquia: “Vosvos”. Na Alemanha ele começou a ser montado em 1938, com o nome de Type 1. Aqui ele só chegou em 1950.

1996

Só por curiosidade, no Brasil, o último Fusca foi fabricado em 1996 com uma série exclusiva denominada ' Série Ouro' que vinha a mais faróis de neblina, adesivo comemorativo da edição e nova grafia 'Fusca' em alto relevo colada na tampa traseira.

No ano de 1986 a Volkswagen parou de fabricar o Fusca, alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser o segundo carro mais vendido daquela época, atrás apenas do Chevrolet Monza.

Se em Portugal o carro é conhecido por Carocha, na Alemanha é Kafer, na França Coccinelle, no Brasil Fusca, na Espanha Escarabajo, na Guatemala Cucaracha, nos Estados Unidos Beetle e, ufa!, em Cabo Verde Baratinha.

Seu nome é longo mas, entre os entusiastas, é importantíssimo: foi Schultz-Wenk quem trouxe a Volkswagen (e o Fusca) para o Brasil. Isto porque foi ele que, em visita ao continente para avaliar possíveis mercados, decidiu que a Volks deveria começar a atuar aqui, e não na Argentina.

No AR em 23/06/2022 - 16:15
Alexandre conta que todo mundo tem uma lembrança com o fusca para recordar. Atualmente, segundo dados da PUP Consultoria existem no Brasil 1.939.351 fuscas de todos os anos pelas ruas e garagens do país.

O nome Fusca é uma criação brasileira que surgiu da pronúncia da sigla VW, de Volkswagen. O "fauvê", em alemão, era pronunciado como "fulque" ou "fulca". Logo, virou Fusca. Antes de adotar o batismo que lhe rendeu popularidade, o compacto era, então, chamado de Volkswagen sedan.