Tem fragata no Brasil?

Perguntado por: esales . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

A Fragata Independência (F-44) é o quinto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil.

Conduzido desde 2017 pela Marinha do Brasil, executado pela Águas Azuis e gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), o Programa Fragatas Classe Tamandaré é o mais moderno e inovador projeto naval desenvolvido no país.

Fragata Rademaker

  • Comprimento: 131 metros.
  • Boca: 14 metros.
  • Calado: 6,5 metros.
  • Deslocamento padrão: 3.800 toneladas.
  • Deslocamento máximo: 4.400 toneladas.
  • Tripulação: 274.
  • Armamento: Mísseis Exocet MM-40, dois lançadores triplos de Torpedos, dois canhões de 40mm e duas metralhadoras de 20mm.

Um gigante de 200 metros de comprimento que pode transportar até 1.100 tripulantes. Esse é o Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico, a maior embarcação da Marinha Brasileira.

Cruzador Protegido Almirante Tamandaré
Foi o maior navio de guerra até hoje construído no Brasil, com deslocamento de 4.500 toneladas.

A fragata vive principalmente em praias rochosas, estuários, manguezais e falésias, além do mar aberto.

Corveta. Assim como as fragatas e contratorpedeiros (chamados de destróieres), as corvetas se diferenciam pelo tamanho, quantidade de armamento e força do motor. Todos são navios de escolta. A diferença é de que a corveta é um navio de guerra antigo, semelhante à fragata, menor e mais veloz.

Função. São Navios-Escolta. Podem localizar e destruir aeronaves, navios de superfície e submarinos inimigos, além de efetuar patrulhas nas nossas águas.

As quatro fragatas sairão a um custo total de cerca de 9,1 bilhões de reais. Cada navio custará em torno de 500 milhões de dólares cada.

Tanto as fragatas como os destroyer escorts eram utilizados na proteção da navegação mercante, sendo os destroyers reservados para a proteção da esquadra e para a escolta de navios mais valiosos, como os porta-aviões.

Chegou ao país há exatos 22 anos, em 1º de fevereiro de 2001. O porta-aviões aposentado São Paulo, que será afundado pela Marinha depois de passar meses "vagando no mar" e ser impedido de atracar no Brasil e no exterior por conter amianto, tem 65 anos desde que foi construído na França.

O Brasil conta atualmente com cinco submarinos, sendo um da Classe “Tikuna”, construído no Brasil e que ficou pronto em 2008, e quatro da Classe “Tupi”, sendo o primeiro construído na Alemanha entre 1987 e 1989 e os outros três, iguais ao alemão, montados no Brasil, mas sem transferência de tecnologia, nas décadas de ...

A primeirona é a dos Estados Unidos, seguida por Rússia, Grã-Bretanha, França e China. Mas comparar o poderio das Marinhas de países diferentes é sempre complicado.

Chama-se Nanchang, é considerado o navio de guerra mais poderoso do mundo e um verdadeiro arsenal flutuante. Já está nas proximidades de Taiwan e tem capacidade para mais de 300 tripulantes a bordo.

baía de Guanabara

A baía de Guanabara constitui a principal base naval brasileira, estando aí baseada a maioria da Esquadra da Marinha do Brasil.

Versátil, o NAM Atlântico já foi empregado nas mais diferentes operações desde que começou a navegar em 1998. De construção britânica, o navio teve como nome HMS Ocean até ser comprado por US$ 117 milhões pelo governo brasileiro, em 2018.

a Marinha do Brasil é sem dúvida alguma a que mais se destaca na América do Sul. possui sete fragatas das quais se destacam. as da classe Viel. ou tipo 22 de origem inglesa que deslocam 4 1400 toneladas e mede 131 metros de comprimento.

Segundo a Global Firepower, eram 360 000 militares na ativa (ready-to-fight) em 2022 e segundo a mesma o Brasil ocupa a nona posição de 10º potência militar mundial (posição contestada por outras fontes que classificam o Brasil em 35º).

Atualmente, a Marinha do Brasil possui cerca de 90 embarcações militares, dentre elas o navio-aeródromo, fragatas, corvetas, submarinos, rebocadores, entre outros.