Tem formol no leite ninho?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Como eu posso ter a garantia de que vocês não colocam substâncias químicas no leite (formol, soda cáustica, acetona, etc)? Não adicionamos estas substâncias químicas de forma alguma. Nossos fornecedores são certificados e seguem padrões rigorosos de manuseio e de qualidade na captação do leite.

Vale salientar que essa soda reage com o ácido láctico, formando lactato de sódio mais água, e que, portanto, não existe soda cáustica in natura no leite, conforme divulgado pela mídia.

Trata-se de uma série complexa de reações químicas, que ocorrem em presença do oxigênio e os ácidos graxos insaturados dos lipídios. Por isso, a presença ou ausência de gordura no leite em pó, assim como o tipo de embalagem, definem a durabilidade do produto.

NINHONinho Forti+ Pó Integral
Todas essas vitaminas e propriedades são essenciais para a nutrição de crianças e adultos. Além disso, esse leite Ninho em pó não possui adição de açúcar, a não ser os açúcares que se encontram naturalmente presentes no leite da vaca.

Desnatado. Já o leite em pó desnatado possui uma quantidade igual ou menor a 1,5% de gordura. Ele é o menos calórico e o mais leve entre todos os tipos de leite em pó.

O Melhor Leite em Pó Integral e Favorito do Público
Também existem várias opções no mercado, sendo o Forti+ um dos mais célebres, feito de leite integral rico em cálcio, ferro, zinco e vitaminas A, D, C e E. Todas essas vitaminas e propriedades são essenciais para a nutrição de crianças e adultos.

Leite em pó ou leite desidratado é um produto lácteo fabricado pela evaporação do leite até que fique completamente seco. No Brasil, leite em pó também é popularmente conhecido como leite ninho. Leite Ninho é a marca (da Nestlé) de leite em pó mais conhecida no Brasil, e seu nome virou sinônimo de leite em pó.

O uso desse leite é muito para pessoas que sofrem de anemia, graças ao grupo de elementos contidos nele, que ajuda a reforçar o tecido ósseo, normaliza o sistema cardiovascular, melhora a visão, evita o envelhecimento da pele. Além disso é bem absorvido pelo organismo.

O Leite Longa Vida não necessita de conservante, pela tecnologia que é utilizada na sua produção. Para que o leite possa ser classificado como longa vida, ele precisa, primeiro, ser aquecido a uma temperatura de 130ºC a 150ºC, por 2 a 4 segundos, e imediatamente resfriado.

Basta pingar uma gota de leite. “O teste para formol é muito simples. É como se fosse uma fita em que você pinga a sua substância, coloca em contato com ela e, na presença de formol, vai gerar uma cor. Essa cor vai indicar a presença de formol.

Segundo uma publicação, o leite de caixinha contém diversas substâncias que podem fazer mal à saúde, como formol, peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e soda cáustica. Ainda segundo a história, o leite desnatado, em específico, tanto de caixinha quanto de saquinho também teriam hormônios esteroides e antibióticos.

De forma geral, não existe perda de nutrientes no alimento, de forma que o leite em pó tem os mesmo benefícios do leite comum.

- Leite desnatado: O leite desnatado é o mais indicado para uma alimentação saudável. É ideal para pessoas que não podem ter uma dieta com grande ingestão de gorduras. Apesar de perder substância, ainda continua sendo uma boa fonte de proteínas, principalmente de cálcio.

O Leite Longa vida, portanto, não tem conservantes.

Não existe um "melhor". Depende de qual é o seu objetivo e seu gosto! A grande diferença entre eles é o teor de gordura. O leite em pó integral (no caso o leite ninho) possue mais gordura em sua composição do que o desnatado, já o teor de proteína deles é o mesmo.

O Leite Ninho Tradicional e o Leite Ninho Instantâneo não contêm açúcar adicionado (sacarose). Eles contêm lactose, que é o açúcar natural do leite.

O leite "Ninho" é fabricado por evaporação à vácuo super-controlada de "leite tradicional". Sofre depois a incorporação de algumas vitaminas e alguns compostos como Fe, Zn, Ca. Também utiliza um emulsificante derivado da soja, a lecitina. Nada disso acrescenta algum sabor adicional.