Tem formol no botox capilar?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Botox capilar tem formol? Como o maior obtjetivo do botox capilar é aumentar a hidratação e a flexibilidade dos fios, os componentes de seus produtos não possuem formol, apenas nutrientes e vitaminas fundamentais para a saúde dos cabelos.

1. Botox capilar tem formol? O objetivo do botox é aumentar a hidratação e a flexibilidade dos fios e, por isso, contém componentes que promovem a nutrição do cabelo, não havendo formol em sua composição.

O botox não tem na sua composição produtos químicos como o formol, por exemplo, e ele também não alisa os fios.

Produtos como a amônia, ácidos e formol não podem ser usados por gestantes e lactantes. Antes de qualquer tratamento converse com o seu cabeleireiro, peça para verificar o rótulo do produto e procure as seguintes substâncias: Amônia. Methylene glycol (metileno glicol)

A sensibilidade à dor com aplicação do botox varia de paciente para paciente, a grande maioria sente uma ardência leve quando o liquido é injetado. Se o produto foi diluído com água destilada ao invés de soro fisiologico, a dor é muito maior que o normal. O efeito inicia em 3-4 dias e tem o pico máximo em duas semanas.

”O Botox Capilar não deve ser feito com frequência!”
Por ser um tratamento capaz de repor as proteínas perdidas e responsável por regenerar a massa da fibra capilar, o seu excesso pode provocar o efeito rebote, tornando os fios rígidos, sem movimento e muito mais propensos aos quadros de quebra e queda.

Faz mal? O botox capilar originalmente não tem efeitos colaterais ou riscos para quem quer que seja devido a sua premissa de não usar substâncias químicas nocivas. Assim, é um tratamento que pode ser feito em qualquer tipo de cabelo e, inclusive, em fios deteriorados por processos químicos.

Como o botox capilar age nos cabelos? O produto age da raiz até as pontas, eliminando o frizz, o volume e as pontas duplas. Como resultado, as madeixas ficam mais lisas, sedosas, maleáveis e cheias de brilho.

O "botox capilar" deve ser feito no salão com um profissional qualificado. O processo de aplicação varia entre uma hora e uma hora e meia e é finalizado com escova e prancha para melhor fixação do produto. O efeito dura, em média, três meses, dependendo do número de lavagens realizadas nos cabelos.

A progressiva é uma boa indicação para aquelas que desejam apenas mudar o visual para cabelos lisos e até brilhosos, graças aos efeitos da queratina presente na fórmula. Já o botox é uma alternativa para quem precisa restaurar os cabelos, com uma técnica mais precisa e segura.

Essas substâncias podem causar danos à córnea, queimaduras graves no couro cabeludo, quebra dos fios e queda dos cabelos. Além disso, a aplicação de produtos com adição de formol acima do permitido torna o fio de cabelo rígido, podendo estar mais suscetível à quebra ao pentear e prender os cabelos”, destaca ela.

O botox solta os cachos temporariamente. No entanto, como já dissemos, esse não é seu objetivo principal, e sim uma consequência do poder hidratante do tratamento. Se o objetivo é deixar os fios mais lisos, o ideal é escolher entre a selagem e a progressiva. Para cabelos cacheados, essa segunda opção é a mais indicada.

Poluição, sujeira, consumo excessivo de álcool ou tabaco podem diminuir a ação do botox na pele porque prejudicam a saúde e a hidratação da pele. Por isso, a importância de manter bons hábitos e cuidados com a pele.

Devem evitar o uso de botox pessoas com:

  • Alergia a qualquer componente da formulação da toxina (o médico analisará cada caso para descobrir).
  • Doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.
  • Gravidez ou amamentação em andamento.

Porque se desfazem quando o pH do cabelo assume níveis mais ácidos ou alcalinos que o padrão dos fios, se reconstituindo assim que o pH volta ao normal. Portanto, muito comum quando fazemos progressiva, selagem ou botox. O que explica também a necessidade de ter que fazer a cada três meses o retoque.

Se feito com os produtos certos e com um profissional, o botox não estraga o cabelo. Também não existem contraindicações, já que o procedimento serve justamente para recuperar os fios danificados.

De qualquer forma, o botox reduz mais o volume dos fios e mantém eles mais alinhados que a selagem, mas o efeito é mais natural e dura menos tempo de acordo com a frequência de lavagem.

Uma dúvida muito frequente é se esse produto serve ou não para alisar os cabelos. A resposta é: o botox capilar não é um produto de alisamento. O botox Forever Liss, por exemplo, atua alinhando os fios, e não alisando como uma progressiva.