Tem formol na selagem?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

A selagem verdadeira não estraga os fios e também não tem formol. O tratamento, como o próprio nome sugere, serve para selar as cutículas, restaurar fios danificados, repondo a queratina e os nutrientes perdidos.

Borabella Selagem Sem Formol Sos extreme Cautergloss.

A selagem capilar tem alguma química? Não. Muito pelo contrário! Por ser um procedimento altamente indicado para cabelos que acabaram de passar por algum tipo de química, a selagem não possui nenhuma substância que cause esse efeito.

A selagem verdadeira não estraga os fios e também não tem formol. O tratamento, como o próprio nome sugere, serve para selar as cutículas, restaurar fios danificados, repondo a queratina e os nutrientes perdidos. O resultado é um cabelo saudável, mais hidratado, macio e alinhado.

O uso indevido de formol em alisantes de cabelo pode causar diversos males à saúde, como: irritação, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, queda do cabelo, ardência dos olhos e lacrimejamento, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz.

A selagem nos fios é recomendada para cabelos bastante danificados, mas quando eles estão muito, mais muito fragilizados, a aplicação súbita de queratina pode sobrecarregar os fios. Então, se esse é o caso do seu cabelo, é bom fortalecê-lo antes com uma boa hidratação e uma rotina de nutrição.

Se o seu objetivo é ter cabelo liso, a progressiva é a melhor opção.

Quantos dias para lavar o cabelo após a selagem? Uma vez feita a selagem, o ideal é ficar três dias sem lavar o cabelo. É o tempo suficiente para o cabelo absorver bem todos os nutrientes do tratamento. Outra dica após o tratamento é evitar amarrar o cabelo para não correr o risco de ficar marcado.

A selagem com alisamento terá os mesmos resultados de uma escova progressiva, os cabelos ficam lisos e sem volume, com uma redução no efeito frizz dos fios. Algumas vezes, porém, os cabelos podem ficar com um aspecto chapado, já que o volume e as ondas são totalmente retirados.

A selagem dura, em média, três meses, deixando o cabelo saudável e alinhado até o próximo tratamento. Mas esse intervalo pode variar um pouco, de acordo com a quantidade de lavagens. Além disso, você pode tomar alguns cuidados para aumentar a durabilidade.

Selagem capilar em grávidas
A selagem capilar pode ser feita por grávidas, já que é um tratamento que sela as cutículas dos fio, que são as camadas externas, ajudando a mantê-los com o frizz controlado e hidratados.

De qualquer forma, o botox reduz mais o volume dos fios e mantém eles mais alinhados que a selagem, mas o efeito é mais natural e dura menos tempo de acordo com a frequência de lavagem.

A ação da selagem não é definitiva, e dura – no máximo – três meses. Ainda que, por vezes, seja procurada para esse fim, a selagem não tem poder de alisar o cabelo (pode alisar um pouco, mas não é o seu objetivo).

Contraindicações – selagem capilar
Se o cabelo estiver muito sensibilizado, sem poder receber uma fonte de calor, o procedimento não é recomendado. Pessoas com couro cabeludo sensível e com cabelos oleosos não deverão fazer a selagem com alisamento.

Se você procura um efeito semelhante ao da selagem, a resposta pode estar na plástica capilar: os dois repõem as proteínas, reconstruindo os fios. A plástica capilar também é uma tratamento intenso para cabelos porosos, danificados e ressecados, fechando as cutículas, selando as pontas e realinhando a fibra do cabelo.

Quanto custa fazer a selagem no cabelo? O valor do tratamento pode variar muito, de acordo com o salão, a região do país e o comprimento dos fios. Mas, para ter uma noção, pode variar entre R$120 e R$200.

Pois saiba que a selagem não é um alisamento, ainda que muitos insistam nessa questão. A selagem se configura como um tratamento capilar, usado para selar a fibra do cabelo. O efeito proporcionado é de um cabelo mais leve, bonito e hidratado.

Se a escova progressiva não está durando como esperado, é muito provável que seu cabelo esteja muito ressecado e poroso. Quando a fibra capilar está com as escamas abertas, os fios não conseguem reter nutrientes, hidratações e, consequentemente, químicas como progressivas e tinturas.

O procedimento pode ser feito uma vez por mês ou a cada 15 dias, para cabelos extremamente danificados. Lembre-se de incluir a selagem em seu cronograma capilar.

Uma semana após aplicar a selagem faça uma hidratação com queratina, isso vai ajudar a manter o tratamento por mais tempo, porque após a hidratação, as escamas dos fios serão fechadas.