Tem formiga rainha?

Perguntado por: zmota . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Formigas rainhas: possuem asas e podem reproduzir fêmeas. Vivem aproximadamente de quinze a vinte anos. fertilizadas. Vivem aproximadamente um ano.

As formigas-rainhas podem se diferenciar das demais
A morfologia específica depende da espécie, mas as rainhas costumam se caracterizar pelo tamanho, maior que o dos demais membros da colônia. Elas também têm um abdômen muito grande e espesso e um tórax mais longo.

Na maioria das colônias de formigas, há uma hierarquia bem simples: uma única formiga, a rainha, põe todos os ovos, e formigas operárias divididas em um sistema de castas cuidam do resto: procuram comida, cuidam dos filhotes, vão à guerra, e assim por diante.

De acordo com o pesquisador Dr. Rodrigo Feitosa, andando em círculos, na busca de um alimento que nunca aparecerá, as formigas permanecem incapazes de sair. Elas ficam rodando até cansarem e, normalmente, morrem de exaustão.

É chamada de formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil; sendo ela, geralmente, mãe de todas as outras formigas da sociedade. Elas se desenvolvem a partir de larvas criadas especialmente para se tornarem sexualmente maduras. Dependendo da espécie pode-se encontrar entre uma e dez rainhas em uma sociedade.

formiga cortadeira

Apesar do tamanho, a formiga cortadeira é o inseto mais venenoso do mundo, mas não representa qualquer ameaça para os seres humanos. A espécie pode ser encontrada em todas as regiões dos Estados Unidos e seu veneno é cerca de 25 vezes mais forte do que o da abelha.

Não é difícil observar um formigueiro durante algum tempo, achar uma rainha (ela é sempre maior que suas servas) e seqüestrá-la para fundar uma colônia de formigas em casa. Se você mexer no formigueiro com um graveto, a rainha tende a sair e o bando foge carregando ovos e larvas.

A rainha irá se alimentar ou beber somente quando as operárias tiverem emergido; ela sobreviverá se alimentando dos músculos atrofiados de suas asas, além de consumir alguns de seus ovos.

Você precisa matar a rainha, o que pode ser muito difícil, já que ele vive entocada no formigueiro. Para acabar com uma formiga rainha, você pode procurar pelo formigueiro e tentar matá-la diretamente, usar um inseticida ou uma armadilha para formigas, ou experimentar uma solução natural, como bórax ou água quente.

Pois bem, quem gera as larvas, conforme mencionamos anteriormente, são as rainhas. Assim, quando elas morrem e deixam de produzir “bebês”, o formigueiro — que, na verdade, funciona como uma maternidade — perde sua razão de existir e, em pouco tempo, as formigas se tornam desorganizadas e morrem.

Indique a um amigo!
Estudos divulgados pela revista Science, na última quinta-feira, revela que a formiga-rainha, possui uma proteína chamada Imp-L2, o hormônio ajuda a direcionar o açúcar do sistema circulatório, transformando em combustível para o corpo.

Para evitar o colapso, as operárias precisam fornecer uma alimentação especial a algumas larvas, de maneira que elas cresçam e deem origem a novas rainhas. Assim, o formigueiro ganha uma nova monarca. Na maioria das espécies de formigas, a sociedade é estratificada.

vinte anos

Formigas rainhas: possuem asas e podem reproduzir fêmeas. Vivem aproximadamente de quinze a vinte anos. fertilizadas.

Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.

Elas são cegas (ou praticamente cegas, dependendo da espécie) e se comunicam através de substâncias químicas chamadas feromônios, que servem para indicar o caminho para os insetos.

As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência.