Tem fobia social e depressão?

Perguntado por: efreitas4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A comorbidade entre fobia social e a depressão é bem documentada, embora a relação entre esses dois transtornos ainda seja objeto de investigação.

A preocupação por antecipação e o medo excessivos são sinais de fobia social grave. Costumam manifestar-se como uma ansiedade ou expectativa extrema, que faz com que se antecipe em várias horas (ou dias) absolutamente tudo o que pode acontecer, por exemplo, no caminho de casa até a escola ou o trabalho.

(Transtorno de ansiedade social) A fobia social é o medo ou a ansiedade relacionada a determinadas situações sociais ou de desempenho. Essas situações são com frequência evitadas ou suportadas com muita angústia.

A fobia social é um transtorno mental que provoca sintomas intensos de ansiedade,como medo e antecipação, quando a pessoa precisa vivenciar situações de socialização. Há, de modo geral, um receio muito grande de que esses momentos sejam marcados por rejeição, julgamentos e ridicularização.

Os antidepressivos tricíclicos (imipramina, clomipramina), o ácido valproico e a buspirona têm apresentado resultados negativos. A paroxetina é o medicamento mais estudado com metodologia duplo-cega, com melhores resultados e com boa tolerância.

Os medicamentos antidepressivos e ansiolíticos são os mais empregados no tratamento da fobia social. Dentre eles, os antidepressivos do tipo inibidores de recaptação de serotonina (ISRS) apresentam bons resultados no quadro. Isso porque aumentam a disponibilidade de serotonina no cérebro.

A Fobia Social desenvolve-se com base nas experiências e aprendizagens do passado, principalmente na infância e adolescência. Os acontecimentos negativos e/ou traumáticos na vida de uma criança, como conflitos familiares, experiências de humilhação ou bullying podem estar na origem deste transtorno.

A fobia social pode se desenvolver como consequência de experiências traumatizantes. Uma situação de exemplo pode se configurar através de pais que costumam evitar a exposição do filho em situações sociais – isso pode colaborar para comportamentos de esquiva da criança.

8 dicas para superar a fobia social

  1. Aceite o que você pensa para mudar o que você pensa. ...
  2. Mude o que você pensa para mudar o que você faz. ...
  3. Siga a realidade. ...
  4. Abandone o perfeccionismo. ...
  5. Exponha-se gradualmente. ...
  6. Perca o medo de errar. ...
  7. Aprenda a perguntar. ...
  8. Sempre é um bom momento para começar.

Para regular e vencer o medo e, por consequência, a fobia social, o primeiro passo é organizar um plano para enfrentar o medo, aos poucos. Esse plano começa entendendo em quais situações, com qual intensidade e frequência essa ansiedade acontece.

O profissional que desenvolve quadros mais graves de Fobia Social, acaba por viver à margem do trabalho formal, por manter sua interação social limitada. Reverter esse quadro é possível com a Terapia Cognitivo-Comportamental, o que se pretende apontar no presente trabalho.

A ansiedade social é um transtorno crônico, que geralmente dura 6 meses ou mais.

Pessoas tímidas têm receio de errar, de serem julgadas por pessoas próximas ou desconhecidas e de se sentirem rejeitadas. Para quem tem fobia social, essas sensações se transformam em aversão e pavor, que tomam conta de todo o organismo. O resultado é a manifestação de sintomas de ordem física e psicológica.

A timidez não é uma doença, por isso não se pode falar em cura. Para alguns autores, seria também um erro considerar a timidez como uma deficiência a ser superada. É, antes disso, uma condição humana que, em sua fragilidade e vulnerabilidade, configura-se enquanto fator importante na sobrevivência em sociedade.

Como fazer amigos tendo ansiedade social

  1. Combata o pensamento negativo. O pensamento negativo pode desempenhar um papel significativo em piorar a ansiedade social. ...
  2. Estabeleça pequenas metas. ...
  3. Pratique Habilidades Sociais. ...
  4. Conheça novas pessoas. ...
  5. Diga sim aos convites. ...
  6. Manter contato. ...
  7. Uma última dica. ...
  8. Perguntas frequentes.

Mas isso é normal. A fobia social, também conhecida como transtorno de ansiedade social, é um problema de saúde mental caracterizado pelo medo irracional e persistente de situações sociais ou de desempenho em que a pessoa teme ser avaliada negativamente por outras pessoas.

O que é o teste psicológico de fobia social? O teste de fobia social se trata de um método que avalia e analisa traços da personalidade, sinais e sintomas. Os testes psiquiátricos identificam transtornos ou outras patologias de origem psíquica.