Tem fiança para falsidade ideológica?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Considerando que a falsidade ideológica não integra a lista de crimes inafiançáveis, o agente acusado de praticá-la pode aguardar o julgamento do processo em liberdade, mediante o pagamento de fiança, no valor arbitrado pelo juiz da causa.

A falsidade ideológica é um crime, que ocorre quando alguém, voluntariamente, modifica o conteúdo de um documento público ou privado. As modificações podem ocorrer por omissão, oferta de informações incorretas ou adulteração do documento original.

Enquanto na falsificação de documento (particular ou público), o próprio documento é, materialmente, falsificado, na falsidade ideológica, o documento em si (particular ou público) é verdadeiro, mas falsa é a declaração que, por exemplo, é inserida nele.

Como a falsidade ideológica é comprovada? A comprovação da conduta criminosa de falsidade ideológica se dá com o exame do documento por escrito que, embora seja externamente perfeito, contém declarações diversas da realidade dos fatos.

Polícia Federal investiga crimes de estelionato e falsidade ideológica.

Exemplos de falsidade ideológica

  • transferir os pontos da CNH;
  • alterar os documentos para a Declaração do Imposto de Renda;
  • falsificar a carteira de estudante para ter meia entrada;
  • usar atestado médico falso;
  • alterar documentos de registro civil, como certidão de casamento ou óbito.

Para comprovar se uma assinatura realmente foi falsificada, existe os exames grafotécnicos, realizado por peritos na área, que analisam de forma meticulosa o documento. Esse é o único método confiável e eficaz de comprovar a autenticidade de uma assinatura.

Já a falsidade ideológica é quando alguma informação adicional e falsa é colocada em um documento verdadeiro. Assim, o documento não é considerado falso, mas a informação que consta nele não é verídica.

O artigo 307 define como crime o ato de atribuir-se ou a terceiro falsa identidade para obter vantagem ou causar dano a alguém, e prevê pena de detenção de 3 meses a um ano e multa.

Falsidade ideológica e falsidade material.

A denúncia poderá ser apresentada de três maneiras:

  1. Através do e-mail denuncia@abcf.org.br;
  2. Por meio do preenchimento e envio do formulário.
  3. A denúncia poderá conter informações que auxiliem os trabalhos da ABCF:

O que são fraudes em documentos e como elas acontecem?

  • falsificação de documento particular ou público;
  • falsidade ideológica;
  • apresentação de certidão ou atestado falso, entre outras situações.

Conceito: O crime de falsificação de documento particular consiste em falsificar, podendo esta falsificação se dar de forma parcial ou total, ou adulterar documento particular. Trata-se de um crime cuja ação será pública incondicionada, não necessitando, portanto, de representação por parte do sujeito passivo lesado.

"O ônus da prova é de quem alega a falsidade (art. 429 , I , do Novo CPC ), mesmo tratando-se de falsidade de assinatura, aplicando-se o art. 429 , II , do Novo CPC , somente quando existente presunção de veracidade da assinatura porque presenciada por tabelião ( 411 , I , do Novo CPC ).

A prática da falsidade ideológica ocorre quando há omissão e/ou alteração de documentos com o objetivo de alcançar qualquer vantagem pessoal ou a fim de prejudicar terceiros. É digno de nota que a adulteração pode ser tanto de documentação pública como particular.

Segundo o art. 429, incisos I e II do CPC/15, o ônus da prova quanto a autenticidade do documento é o do autor do documento, ao passo que na arguição de falsidade de documental, tal ônus caberá à parte que a alegou, in litteris: Art. 429.

Falsidade ideológica
É o que está prescrito no art. 299 do Código Penal. Nesse caso, a forma do documento é verídica, entretanto o conteúdo dele é falso com o fim de prejudicar direitos. Ou seja, esse crime ocorre quando uma informação inverídica é implantada em um documento público ou privado original.

R$ 2.500,00

Neste caso, de perícia grafotécnica extrajudicial, o valor de uma perícia em assinatura simples (aquela em que o autor escreve o próprio nome) custa em torno de R$ 2.500,00. Se a assinatura for de maior complexidade, esta perícia pode custar até 3 vezes este valor. Este valores são valores médios de uma perícia.