Tem exame de sangue para hanseníase?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

O novo teste é feito com uma amostra de sangue e identifica anticorpos contra a bactéria Mycobacterium leprae, causadora da doença, em poucos minutos.

As manchas de hanseníase normalmente são os primeiros sinais para o início da doença. Estas manchas iniciais são hipocrômicas (mais claras que o tom da pele), com diminuição de sensibilidade dolorosa, tático e térmica. O local que elas mais aparecem são braços, pernas e costas, mas podem aparecer em todo o corpo.

O sangue do paciente é colocado em uma fita que é misturada com reagentes dentro do aparelho. Dez minutos depois, sai o resultado – se a fita fica com uma linha, é negativo, e se são duas linhas, é positivo. O processo é parecido com o de um teste rápido de gravidez, mas usa o sangue, em vez da urina.

A doença pode apresentar principalmente 4 formas clínicas: indeterminada, borderline ou dimorfa, tuberculoide e virchowiana. Em termos terapêuticos, somente 2 tipos são considerados: paucibacilar (com poucos bacilos) e multibacilar (com muitos bacilos).

A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

A doença se manifesta na pele em forma de manchas esbranquiçadas, amarronzadas, e acastanhadas. E gera uma alteração de sensibilidade. “É a única doença dermatológica que tem alteração de sensibilidade. Então, pode ser que essa sensibilidade esteja totalmente anestésica/insensível ou pode estar apenas alterada.

– manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; – áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; – caroços e placas em qualquer local do corpo; – diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Quais são os sintomas da hanseníase? Uma vez que o paciente apresente esse sintomas, o médico dermatologista fará exames para confirmar o diagnóstico da hanseníase.

Hoje a BCG é oficialmente a única vacina que tem efeito sobre a hanseníase.

Pode variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.

2) COMO SUSPEITAR DE UM CASO DE HANSENÍASE
Área de pele seca e com falta de suor; – Área da pele com queda de pêlos, mais especificamente nas sobrancelhas; – Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade; – Sensação de formigamento ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.

A hanseníase é uma doença que ainda atinge muitas pessoas, mas o tratamento e o acompanhamento são oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde, na Atenção Primária.

Já o teste rápido imunocromatógrafico será ofertado nas Unidades Básicas de Saúde. De 2016 a 2020, foram diagnosticados 155,3 mil casos novos de hanseníase no Brasil.

Após cuidadoso exame físico do paciente, seleciona-se a(s) área(s) de coleta, pre- ferencialmente lesões, escolhendo-se as mais infiltradas e sempre nas bordas. Caso a lesão seja um nódulo, coleta-se no centro, embora nestes casos a baciloscopia de pontos índices também seja positiva (hanseníase virchowiana).

Por fim, há a virchowiana, que é a forma mais grave e com mais sintomas na pele, nos nervos e nos órgãos internos.

A hanseníase, antigamente chamada de lepra, ainda é uma doença carregada de estigmas. Ela não leva à morte, mas pode causar deformidades e incapacidades físicas irreversíveis que deixam o paciente exposto a todo tipo de preconceito.

A Hanseníase pode deixar seqüelas? Sim. Pode causar incapacidades/deformidades, quando não tratada ou tratada tardiamente.

Não tem nenhum alimento contra indicado pra quem está fazendo tratamento da hanseníase.