Tem esquilo no Brasil?

Perguntado por: afogaca8 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Até agora, são 6 espécies novas para o continente, sendo 3 apenas no Brasil. Duas ocorrem no Leste do Pará, onde fica Belém, a capital do estado. Agência Museu Goeldi - Carismáticos e populares, os esquilos da América do Sul eram, até pouco tempo, ainda bastante desconhecidos do ponto de vista científico.

caxinguelê

O serelepe ou caxinguelê é o nosso mais comum representante dos esquilos no Brasil. É um animal que vive sozinho ou aos pares, de hábitos diurnos e muito ágil.

Animais como esquilos, macacos, micos ou saguis, papagaios, araras e tiés sangue só podem ser mantidos fora de seu habitat natural por criadores devidamente legalizados e controlados pelo IBAMA.

Muita gente não sabe, mas existem esquilos em Pernambuco. Sim! É verdade. A espécie Sciurus aestuans, também conhecida como caxinguelê ou serelepe, é um roedor, de hábito diurno, muito ágil e de pequeno porte, que mede cerca de 30 cm e pesa até 240g.

O preço do Esquilo-da-Mongólia pode variar entre R$20 e R$40.

Os esquilos são omnívoros e podem comer praticamente tudo, mas a base da sua alimentação é composta de sementes, frutos secos e vegetais. Além dos mais, de vez em quando se alimentam de pequenos animais e dos ovos de algumas aves.

Está presente em quase toda a cidade, com destaque no Jardim Botânico. O serelepe é o esquilo brasileiro. O pequeno roedor é bastante ágil e tem apenas 30cm de altura.

A Luciana Katahira visitou "a vila dos esquilos" em Monte Verde, no sul de Minas Gerais. Os roedores chegam a pegar as sementes nas mãos dos turistas.

A espécie que habita do Nordeste ao Rio Grande do Sul, a Sciurus ingrami, à qual pertencem os esquilos da serra da Mantiqueira, tem tamanho intermediário.

Todos eles habitam exclusivamente o Hemisfério Norte, excepto alguns castores americanos, que chegaram à região sul-americana da Terra do Fogo, introduzidos artificialmente.

Conheça os 5 menores animais do mundo

  • 1 – Camaleão Brookesia micra.
  • 2 – Colibri-abelha-cubano.
  • 3 – Sapo-pulga.
  • 4 – Tartaruga de Padloper.
  • 5 – Vaca Vechur.

Bastante dócil e silenciosa, a chinchila é o roedor doméstico com maior expectativa de vida, podendo viver por até impressionantes 20 anos. Assim como os hamsters, as chinchilas têm hábitos noturnos e precisam de gaiolas espaçosas para que possam fazer exercícios e se manter saudáveis.

O Esquilo representa o planejamento e a perspicácia na construção do caminho. O Totem do Esquilo traz movimento e agilidade para evitar a estagnação, sem comprometer a calma necessária para planejar os próximos passos.

Esquilos terrestres Spermophilus richardsonii são capazes de emitir um alarme ultra-sônico que alerta animais da mesma espécie para algum perigo iminente. O sinal é inaudível pelo homem e pelos predadores do roedor. Esta é a primeira vez que o uso de ultra-som é observado com essa função.

Ao se sentirem incomodados, os esquilos podem morder, e sabemos que eles transmitem várias doenças, como salmonella, encefalite e raiva.

Você deve usar o pau de madeira com o amendoim como se fosse uma vara de pescar. Quando o esquilo estiver pegando o amendoim você deve aproveitar para, de forma discreta, ir por trás e tapar o esquilo com uma cesta.

“Estão na ponta do penhasco, diante de impactos pontuais elas desaparecem do nosso mapa. É o caso do esquilo, que só existe na Serra da Aratanha, o tatu-bola e de várias espécies que precisam de ações urgentes para evitar a extinção”.

Em Santa Catarina o Serelepe já foi avistado por todo o Estado, principalmente em Guabiruba e Joinville, na região Norte. A aparição mais recente foi em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, onde os funcionários do Bosque Carlos Gerd Schroeder registraram o encontro com o curioso animal.

A espécie pode ser encontrada nos biomas da Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. “Muitas pessoas desconhecem que os esquilos ocorrem em nosso estado.

O esquilo da Mongólia é uma boa opção para quem deseja adotar um animalzinho de estimação mas não possui muito espaço em casa. Segundo o veterinário Diogo Amato de Oliveira, os cuidados com estes roedores são simples, mas é preciso seguir algumas orientações.