Tem espaço depois das reticências?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Tradicionalmente, em Portugal e no Brasil as reticências, quando representam interrupção na frase ou inflexão de voz, são colocadas imediatamente a seguir à última palavra, sem espaço (ex.: `sem espaço... ´).

Veja seu significado e quando usá-las. Reticências são sinais gráficos que fazem referência ao sentido de continuísmo, podendo ser utilizadas no início, meio ou fim de uma frase. A palavra tem origem no latim e significa algo implícito.

Reticências – 7 formas de usá-las

  1. Indicar uma interrupção de pensamento ou de fala. “— A instrução é indispensável, a instrução é uma chave, a senhora não concorda, dona Madalena? ...
  2. Indicar a intenção de deixar a continuação da frase ser preenchida pela imaginação do leitor. ...
  3. Sugerir o prolongamento da fala.

Obs.: sim! Você pode utilizar a vírgula após as reticências. A vírgula representa uma pequena pausa. As reticências representam uma suspensão significativa do discurso.

Da mesma forma, devem ser usadas as reticências no final, antes do fechamento das aspas, se a intenção é não terminar a referida citação ou transcrição".

Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico. Exemplos: Estudei bastante ontem à noite.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Aspas [“ ”]
As aspas são usadas para destacar uma parte do texto, como citações, transcrições, nomes de obras literárias, palavras estrangeiras,… Exemplos de uso das aspas: Você sabe quem disse: “Vim, vi e venci”?

Uso de letra maiúscula e minúscula após as reticências
Usamos letra maiúscula após as reticências quando elas aparecem no lugar do ponto-final, isto é, no fim de um período: Vou ao supermercado amanhã.

O ponto, ou ponto final, é utilizado para terminar a ideia ou discurso e indicar o final de um período.

Certo! Dois pontos não encerram frase. As únicas pontuações capazes de encerrar uma frase no português são ponto final, reticências, exclamação e interrogação. Portanto, depois de dois pontos, o correto é usar letra minúscula.

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

Dicas de português. Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas.

1.3 Interrogação com reticências: as reticências são utilizadas após a interrogação quando a pergunta envolve dúvidas. Vale ressaltar que no caso da utilização simultânea da exclamação e interrogação, a ordem dos pontos é o que indica se uma frase é mais exclamativa [!?] ou mais interrogativa [?!].

Outros usos das reticências
Na transcrição de um diálogo, as reticências indicam a não resposta do interlocutor. Numa citação, as reticências podem ser colocadas no início, no meio ou no fim, para indicar supressão no texto transcrito. Depois de um ponto de interrogação ou exclamação podem aparecer as reticências.

As reticências (os famosos três pontinhos) promovem uma interrupção na frase. Podem indicar hesitação, dúvida, interrupção da fala, prolongamento de ideia, etc. Associada com os parênteses, indicam supressão de trecho transcrito (no caso de citações).

Citação usando dois-pontos
Ao se reproduzir uma citação, é comum que os dois-pontos apareçam após o verbo que indica a ação declarativa. A citação aparece na mesma linha, entre aspas, ou na linha seguinte, após um travessão. Veja os exemplos: Ela pediu: “Quero o relatório na minha mesa até amanhã.”