Tem energia geotérmica no Brasil?

Perguntado por: efernandes6 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

No Brasil, a energia geotérmica é utilizada apenas em áreas de lazer. Duas cidades que utilizam suas fontes térmicas para o turismo são Poços de Caldas (MG) e Caldas Novas (GO).

Energia geotérmica convertida em eletricidade
Atualmente, cerca de 400 usinas de energia de 30 países geram eletricidade usando o vapor formado sob a superfície da Terra, produzindo uma capacidade total de 16 gigawatts.

O Brasil possui apenas uma única usina undi-elétrica construída no Ceará (Figura 5) [7]. A energia geotérmica é aquela proveniente do interior quente do nosso planeta. Ela pode ser aproveitada de maneira direta – para aquecimento e indireta – para geração de energia elétrica.

Os principais impactos ambientais resultantes do trabalho com a energia geotérmica são a liberação de gases dissolvidos na atmosfera, como o H2S (sulfeto de hidrogênio), por exemplo, o aluimento da terra, o ruído (poluição sonora), além do aumento da temperatura no entorno onde está instalada a usina, ocasionada pela ...

Os EUA é a maior produtora de energia geotérmica, A Suíça detém o recorde na exploração do calor do interior da terra e é o país com maior densidade de usinas geotérmicas do mundo.

Energia Geotérmica no Brasil e no Mundo
Os três países com maior produção de energia geotérmica no mundo são: os Estados Unidos, as Filipinas e a Indonésia. Além deles, outros países têm optado pela produção de energia geotérmica, tais quais a China, Japão, Chile, México, França, Alemanha, Suíça, Hungria, Islândia.

energia hidroelétrica

A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.

Tipos de usinas geotérmicas
As usinas para produção de energia geotérmica empregam três tecnologias principais: vapor dominante (dry steam), água dominante (flash) e ciclo binário.

Apesar de seu custo inicial, estimado em 100 milhões de reais apenas pelos equipamentos, essa não exige grandes áreas para instalação nem de um investimento para política de reciclagem de material, como no caso de usinas nucleares.

Já dentre as desvantagens da energia geotérmica, podemos citar: a) Eventual afundamento do terreno. Apesar de não desgastar o solo, as centrais geotérmicas podem desgastar as áreas internas da crosta, podendo provocar eventuais abalos na superfície.

Piero Ginori Conti

A primeira usina geotérmica para a geração eletricidade foi criada em 1904 em Larderello na região da Toscana, na Itália por Piero Ginori Conti, produzindo energia com sucesso ligando várias lâmpadas.

A energia geotérmica ou energia geotermal (do grego geo: terra; térmica: calor) é a energia obtida do calor presente no interior da Terra.

A maior diferença da energia geotérmica para a solar é a sua fonte, já que ambas são obtidas de fontes naturais diferentes. Uma vinda do centro da terra e outra do sol. Uma das diferenças também que as separam é a forma como elas são convertidas em energia.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o país tem 219 usinas hidrelétricas de grande porte em operação, além de 425 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e 739 centrais geradoras hidrelétricas (CGHs).

Com usinas de longa duração, seguras e confiáveis, a energia geotérmica tem cada vez menos riscos e mais potencial. É silenciosa, disponível sem interrupções, com pouco impacto paisagístico e é versátil. Também pode servir para a refrigeração e pode criar mais empregos do que qualquer outra fonte de energia verde.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil tem em operação 219 usinas hidrelétricas de grande porte, as UHEs, além de 425 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e 739 centrais geradoras hidrelétricas (CGHs).

Para gerar a energia geotérmica, é preciso capturar o vapor de água próximo a determinados pontos de magma ou injetar a água no subsolo aquecido para que ela retorne como vapor. Esse processo é feito por meio de dutos específicos que alimentam o solo com água e capturam vapor.

Dos etruscos a Larderello, passando por Dante Alighieri: a história da energia geotérmica deve muito à Itália. O potencial do calor da Terra tem sido usado desde os tempos pré-históricos para obter os mais variados benefícios.

Nas áreas do planeta onde o vapor, águas e pedras quentes são abundantes, pode-se produzir energia elétrica. Ou seja, são abertos buracos no solo para atingir os reservatórios, depois a água e o vapor são drenados à superfície através de tubos. O vapor é conduzido à central elétrica, onde faz girar as turbinas.