Tem é usado para quê?

Perguntado por: udrumond . Última atualização: 2 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

A forma verbal tem é usada para designar a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo ter. Em outras palavras, é como se conjuga ele/ela tem. É usada também para concordar com sujeitos que dão noção de muitas pessoas, mas que são conjugados sempre no singular, como “todo mundo” e “gente”.

Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural. Na Língua Portuguesa, podemos escrever o verbo TER, no presente do indicativo, COM ou SEM o acento circunflexo, mas em situações distintas.

Têm, com acento circunflexo, é usado quando o sujeito é plural (mais do que um): eles têm. O aluno tem prova amanhã. Os alunos têm prova amanhã. Tem, sem acento, também é usado quando atua como verbo impessoal, sinônimo de há: Tem pessoas boas e pessoas más no mundo.

Significado de Têm
substantivo deverbal Ação do verbo ter; ato de receber, de passar a possuir ou de estar na posse de várias coisas: eles têm um carro; as escolas têm muitos alunos. [Gramática] A grafia tem, sem acento, refere-se à forma singular: ele tem um carro; a escola tem muitos alunos.

Elas só mudam mesmo de acordo com a concordância verbal. “Tem” é a conjugação do verbo “ter” para a terceira pessoa do singular. Já “têm” é a concordância com a terceira pessoa do plural.

2 trazem, levam, portam, carregam, acompanham-se. Exemplo: Elas sempre têm linha e agulha na bolsa. Contêm ou são compostos por: 3 contêm, incluem, abrangem, compreendem, apresentam, compõem-se, constituem-se, comportam, encerram, constam.

Sinônimo de: possui, dispõe, detém, conta, goza, desfruta, frui, usufrui, senhoreia, assenhoreia, reúne, há, traz, leva, porta, carrega, acompanha-se, contém, inclui, ...

a) Ele tem muitos amigos, eles têm grande apreço uns pelos outros. b) Uns tem mais sorte que outros. c) Hoje em dia tem que saber fazer de tudo.

A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Para se ter uma ideia, são apontados 12 tipos de “que”, desde conjunções até substantivos. Por isso, para não gerar confusão, vamos ver alguns casos em que a partícula exercerá a função de conjunção, de modo que você possa aprender a analisar a partícula e a classificar corretamente.

Tem” como verbo impessoal
Quando ele é conjugado no presente do indicativo, a grafia ocorre sem o acento circunflexo, assim como quando ele auxilia o verbo haver no sentido de existir ou acontecer, em que a conjugação se mantém no singular. Exemplos: Tem semanas que parecem demorar para passar.

A palavra 'que' é um pronome relativo e o verbo 'ter' é um verbo transitivo direto e indireto, no entanto o uso de 'tem que' é erradíssimo ; o correto é 'tem de'.

Ter de exprime uma obrigação, uma necessidade ou um desejo, e é sinónimo de “dever, precisar, querer”. – Tenho de fazer este trabalho. Ter que equivale a dizer “ter algo para”. Usa-se quando o que é um pronome relativo e pode ser antecedido por um indefinido, como em ter muitas coisas que contar; ter muito que comer.

Esse acento circunflexo para distinguir o plural do singular foi mantido, segundo o novo acordo ortográfico: Ele tem – eles têm; Ele vem – eles vêm.

Já quando você ser se referir a duas ou mais pessoas, aí o acento se torna necessário. “A menina tem fome” ou “as meninas têm fome”. Pronto, é simples assim. Quando estamos usando essa palavra como um verbo impessoal – ou seja, no lugar de “haver”, ela também é no singular.

Significado de Tem-tem
substantivo masculino [Popular] Equilíbrio, em relação ás crianças que dão os primeiros passos.

Para ficar menos complicado, alguns adotam os significados aproximados das expressões “tenho que” e “tenho de”. Veja: Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”.

Você pode usar tem sem acento no singular e tem com acento circunflexo (têm) no plural. Portanto, o verbo ter no plural tem acento!