Tem Dragão-de-komodo no Brasil?

Perguntado por: achaves9 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

A espécie é encontrada apenas na Indonésia. O dragão-de-komodo ocorre exclusivamente na Indonésia e se destaca por ser o maior lagarto do mundo. O dragão-de-komodo é uma espécie de réptil nativa da Indonésia. Esse animal se destaca por ser o maior lagarto do planeta, possuindo cerca de três metros de comprimento.

A mordida de um dragão-de-komodo em cativeiro não é particularmente perigosa, mas em qualquer caso, caso uma pessoa seja mordida por um espécime em cativeiro ou selvagem, será essencial ir a um centro de saúde para receber tratamento com base em antibióticos.

Maior do mundo
Natural da Indonésia, o dragão-de-Komodo é conhecido por ser o maior lagarto do mundo, podendo chegar a 3 metros de comprimento e pesar até 160 quilos. Com população em declínio, atualmente há apenas 1.383 animais adultos no mundo.

Os adultos não têm predadores conhecidos e agora são protegidos por lei. Até hoje em dia, são realizados estudos sobre sua existência. É uma grande atração turística, mas um turista já foi morto por um dragão de Komodo. O Dragão de Komodo é o maior dos lagartos que existem na terra.

teiú

É muito possível que você já tenha encontrado um teiú (Salvator merianae) na sua vida. Lagarto de tamanho relativamente grande, sendo o maior lagarto brasileiro, tem um corpo que pode atingir 50 centímetros – mas se considerarmos o rabo, ele pode chegar a até 2 metros no total.

Os dragões-de-komodo nascem muito pequenos, com cerca de 37 cm. Logo após o nascimento, seguem para árvores, onde permanecem por cerca de oito meses. Um dragão-de-komodo vive, em média, 50 anos, sendo que as fêmeas atingem maturidade sexual com nove anos e os machos, com 10.

cinquenta anos

Vivem, em média, cinquenta anos. Nas ilhas onde são encontrados, os dragões-de-komodo são uma grande atração turística, apesar de haver registro da morte de um turista atacado por um dragão.

Quer ver os dragões de Komodo? Terá de pagar 1000 dólares.

Chironex fleckeri

1. A vespa de mar (Chironex fleckeri) Considerado o animal mais venenoso do mundo, a medusa conhecida como vespa do mar, que habita as águas da Ásia e da Austrália, tem um potente veneno que, em poucos segundos, é letal. Suas toxinas atacam o coração, as células da pele e o sistema nervoso.

20 km/h

saiba mais. Análises da baba do animal sugerem que ela abriga pelo menos 15 cepas (tipos) diferentes de bactérias virulentas. Quando o animal morde uma potencial presa, acaba inoculando nela esses microrganismos, os quais são causadores de septicemia (infecção generalizada do sangue).

O veneno do dragão-de-komodo apresenta ação anticoagulante e induz o choque. De acordo com o estudo, a noção de que o lagarto mata devido à ação de suas bactérias orais está incorreta.

País de Gales

Há séculos, o dragão já é associado ao País de Gales. Isso porque no país há uma lenda de que dois dragões, um vermelho e outro branco, se digladiavam em um lago subterrâneo e impediam a construção de uma fortaleza contra invasores.

O Megalania é parente do Dragão de Komodo e chegava a medir oito metros de comprimento - Purebreak.

Os dragões de Komodo têm uma excelente visão e podem enxergar até 300 metros de distância.

800 anos

Um dragão nasce com cerca de 100kg e quando chegam a idade adulta podem chegar até 5 toneladas. Os dragões vivem por muitos anos, cerca de 800 anos.