Tem dois Judas na Bíblia?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Então compreendemos que Judas Tadeu e Judas Iscariotes, ambos foram discípulos de Cristo, porém um respondeu com fidelidade ao chamado do Mestre, outro traiu Jesus, preferindo a proposta dos homens ao Reino que Jesus ofereceu para todos que perseverassem até o fim.

Matias, o apóstolo “póstumo”. É assim chamado porque surgiu depois da morte do apóstolo Judas Iscariotes, o traidor.

Era filho de Alfeu e de Maria Cléofas, parentes de Jesus. Seu pai era irmão de São José e sua mãe, prima-irmã de Maria. Portanto, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus e o seu irmão Tiago, chamado "o Menor" tornou-se discípulo como ele.

"No Evangelho de João, São Judas Tadeu é mencionado como 'Judas, não o Iscariotes'. Essa diferenciação é mesmo uma forma de exorcizar a memória do que vendeu Jesus por 30 moedas." Há quem defenda que a alcunha Tadeu teria sido criada justamente para diferenciar um Judas do outro.

Quem escreveu esse livro? O autor dessa epístola identifica a si mesmo como “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago” (Judas 1:1). Por tradição, entende-se que o autor é Judas, meio-irmão de Jesus Cristo (ver Mateus 13:55; Marcos 6:3; Guia para Estudo das Escrituras, “Judas”).

Judas Tadeu

Na trama bíblica da Record TV, Judas Tadeu era cego de nascença e foi curado por Jesus no tanque de Silóe, como é relatado em João 9.

Na Bíblia, Judas é identificado como “não o Iscariotes” – para que os leitores saibam que esse não é o “Judas” que traiu o Senhor Jesus (João 14.22) – ou como “filho de Tiago”. Porém, no evangelho de Mateus (10.3), ele aparece como “Tadeu” e “Lebeu”.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Foi então apresentado dois nomes para que escolhessem o Apóstolo que iria substituir Judas: Matias e José, também chamado Bársabas e apelidado o Justo. Em seguida, fizeram uma oração tiraram a sorte entre os dois e a sorte caiu em Matias, que foi juntado ao número dos onze apóstolos.

No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo. Interpretação de que eles seriam só primos prevaleceu no Ocidente.

Cleofas

Ainda de acordo com a tradição, São Judas era filho de Cleofas e sua esposa, Maria, uma irmã da Virgem Maria. Esta mesma tradição afirma que seu pai fora assassinado por sua devoção aberta e irrestrita ao Cristo ressuscitado.

Maria de Betânia: a discípula que escuta o hóspede
Marta queixa-se da irmã a Jesus, mas este repreende-a: “Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.”

Judas Iscariotes (do grego eis Kerioth, 'natural da povoação de Kerioth'), que traiu Jesus.

[Informal] Trapaceiro, velhaco. Origem etimológica:[Judas] Iscariotes, antropónimo [discípulo de Cristo que o traiu].

São Judas Tadeu foi um apóstolo de Cristo. Era primo de Jesus. Sua mãe Maria Cleofas era prima de Maria Santíssima e o pai Alfeu era irmão de São José. A pregação e o testemunho de Judas Tadeu impressionavam os pagãos, que logo se convertiam.

Tiago, José, Judas, Simão e duas irmãs. O Messias pode ter tido uma família mais alargada, mas não Os mistérios sobre Jesus começam quase sempre com uma frase escrita pelos seus seguidores, transmitida ao longo dos séculos.

18 (Com a recompensa que recebeu pelo seu pecado, Judas comprou um campo. Ali caiu de cabeça, seu corpo partiu-se ao meio, e as suas vísceras se derramaram.

Na verdade, estão fazendo muito barulho por pouca coisa. É verdade que um “evangelho de Judas” foi escrito, em grego, entre 150 e 180 depois de Cristo e ninguém sabe quem é o seu autor. Mas, com toda certeza, não foi escrito por Judas Iscariotes, o traidor de Jesus.

Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai, e guardados em Jesus Cristo: 2. Misericórdia, paz e amor vos sejam multiplicados.

Cyborea Iscariot