Tem doença de Lyme no Brasil?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Nos Estados Unidos, cerca de 476 mil pessoas são contaminadas todos os anos, segundo estimativas do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças). No Brasil, não existem números oficiais da doença, que costuma ser pouco conhecida e diagnosticada.

A transmissão ocorre se o carrapato ficar grudado à pele por pelo menos 24 horas. A doença de Lyme caracteriza-se, em sua fase inicial, por uma mancha vermelha (eritema) ao redor da área picada. Conforme ela se agrava, essa mancha se espalha por todo o corpo.

Sem tratamento, a infecção pode causar, além de dores nas articulações e músculos, lesões na pele, no sistema nervoso, no cérebro e no coração.

O diagnóstico laboratorial é sugerido pela presença de anticorpos contra a borrélia, detectados por técnica de ELISA a partir de quatro semanas do surgimento dos sintomas. Quando positivo, esse teste deve ser confirmado por meio de western-blot, que mostra um padrão específico para a B. burgdorferi.

Cansaço, arrepios, febre, dores de cabeça, rigidez no pescoço, dores musculares e articulações doloridas e inchadas são comuns. Esses sintomas da doença de Lyme podem perdurar por semanas. Em quase metade das pessoas não tratadas, mais manchas de eritema migratório, geralmente menores, surgem em outras partes do corpo.

Limpe o local da picada e as mãos com álcool ou use água e sabão. Observações: Remova o carrapato o mais rápido possível para reduzir as chances de infecção devido à picada do carrapato. Não use esmalte de unha, vaselina ou fósforo quente para soltar o carrapato.

Em humanos, se a pessoa picada também retirar o parasita imediatamente, também não será infectada. O diagnóstico se dá pela junção dos sintomas e exames de sangue.

Algumas pessoas ainda costumam confundir a doença de Lyme com a febre maculosa, mas são quadros totalmente diferentes, sendo esta última mais comum no Brasil. Ambas são zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas para seres humanos e animais, tanto domésticos como silvestres.

Lyme: doença que afeta Justin Bieber é transmitida por carrapato e tem sintomas iniciais semelhantes aos da gripe.

DOENÇA DE LYME JUSTIN BIEBER
A enfermidade é causada por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi, que se transmite pela picada de um carrapato do grupo Ixodes.

Localizada no litoral sudoeste da Inglaterra, Lyme Regis fica numa região conhecida como Heritage Coast (“Costa da Herança”), ou Costa Jurássica, graças às enormes formações rochosas com origens nos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo.

Dias após o estabelecimento do EM, manifestações clínicas iniciais como mal-estar, febre, cefaleia, rigidez de nuca, mialgias, artralgias migratórias e linfadenopatias muitas vezes estão presentes. Não é incomum esses sinais e sintomas durarem várias semanas, nos casos em que o tratamento não é instituído.

A doença de Lyme ou borreliose de Lyme é uma doença infecciosa causada por bactérias do género Borrelia transmitidas por carraças (carrapatos). [2] O sinal de infeção mais comum é uma mancha vermelha e saliente no local da picada, denominada eritema migratório .

O tratamento deve ser iniciado com antibióticos após o surgimento dos primeiros sintomas para evitar complicações graves, como inflamação do cérebro, paralisia, insuficiência respiratória ou insuficiência renal, que podem colocar em perigo a vida do paciente.

A doença de Lyme é uma infecção provocada por um tipo de bactéria transmitida por carrapatos. Ela provoca lesões na pele, no sistema nervoso central e periférico e no coração, além de dores nas articulações.

A doença de Lyme pode afetar vários sistemas do corpo - cérebro, sistema nervoso, articulações, coração e muito mais - e, portanto, a lista de sintomas que os indivíduos infectados podem apresentar é extensa e varia de pessoa para pessoa.

Aplique um unguento antisséptico na picada para prevenir infecção. Se a picada estiver inchada ou se a pele ao redor mudar de cor, tome um anti-histamínico, como difenidramina.

As picadas do carrapato pajaroello (Ornithodoros coriaceus), que se encontra no México e no sudoeste dos Estados Unidos, produzem bolhas cheias de pus que, ao estourar, deixam feridas que se transformam posteriormente em crostas (escaras). A maioria das picadas de carrapatos não transmite doença e é indolor.