Tem diferença entre MBA e pós?

Perguntado por: lbrites . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

A diferença principal entre pós-graduação e MBA é o foco do grau acadêmico. O MBA tem o foco para a formação empresarial e executiva. Já a pós-graduação é uma formação voltada à especialização em determinada área. Desse modo, podemos dizer que cada especialização tem como foco um público diferente.

Em termos de pontos, as que valem mais são as pós-graduações stricto sensu, ou seja, mestrado e doutorado. Eles geralmente têm mais peso em processos seletivos e concursos para cargos como professor universitário.

Sendo assim, quem faz MBA não recebe um título específico, mas pode ser chamado de especialista, sendo pós-graduado na área escolhida. Só recebem títulos acadêmicos as pessoas que concluem pós-graduação stricto sensu, como os mestre e doutores.

No Brasil, alguns cursos de MBA são regulamentados e reconhecidos como mestrados profissionais pelo MEC, mas são minoria. Em grande parte, diz Souto, trata-se apenas de um “nome bonito” para uma especialização lato sensu, e não um programa stricto sensu, como mestrado e doutorado.

Então, se você se pergunta “posso fazer MBA antes de terminar a graduação?”, fique sabendo que precisa passar primeiro por um curso superior. Sim, para fazer MBA precisa ser graduado. Na maioria dos casos, quem busca esse tipo de formação já está no mercado há algum tempo.

Grande parte das instituições brasileiras só aceitam estudantes para os programas de doutorado quando eles já passaram pelo mestrado. Caso o projeto de pesquisa e o currículo acadêmico do candidato se destaquem, a universidade pode aceitar o doutorado antes do mestrado.

O significado da sigla MBA – Master in Business Administration representa um curso de pós-graduação lato sensu, voltado à atuação prática profissional. Investir em conhecimento é a melhor forma para crescer profissionalmente e desenvolver habilidades pessoais para liderar equipes e dominar processos de produção.

Depois de concluir um MBA também pode ser a hora de se formar em uma área específica da atuação profissional com uma especialização. Esses cursos têm duração de, no máximo, dois anos. Por isso, podem ser boas opções para quem busca uma rápida formação, sendo possível completar um curso em apenas seis meses.

Com um MBA você pode ganhar até 53,7% a mais
De acordo com uma pesquisa nacional feita pela Catho Educação em janeiro de 2018, fica evidente que o mercado reconhece profissionais mais bem qualificados e por esse motivo, os salários podem aumentar de acordo com o grau de qualificação da pessoa.

5 – O “peso” no currículo é real
Estudos demonstram que profissionais com graduações mais avançadas são mais bem remunerados e possuem melhor saúde dentro da empresa. “Dificilmente são mandados embora e são procurados por outros grupos pelo currículo que possuem. As empresas também recebem essas informações.

Quanto tempo dura um MBA? Conforme dito anteriormente, existem no Brasil dois tipos principais de MBA, o executivo e o profissional. Entre as suas diferenças está o tempo de duração. Enquanto o primeiro leva entre um e dois anos, o segundo pode levar até três anos.

Para quem o MBA é indicado? Esse tipo de curso é voltado, sobretudo, a profissionais que já atuam há algum tempo no mercado de trabalho e estão crescendo profissionalmente ou em busca disso. Algumas instituições educacionais, inclusive, exigem tal comprovação, variando de 3 a 5 anos de atuação comprovada.

De modo geral, a organização é feita por ordem cronológica decrescente e observando o grau de escolaridade de cada certificação. Assim, se você apresentar mais de uma pós-graduação, poderá incluir observando a seguinte ordem: doutorado, mestrado, MBA, especialização.

O termo MBA significa Master of Business Administration.

Como visto, o MBA é um modelo de pós-graduação. Desse modo, só pode ser iniciado a partir do momento em que você concluir o Ensino Superior. Ou seja, é preciso ter, em mãos, o diploma de graduação.

Como adiantamos, um MBA é um tipo de pós-graduação, o que significa que sim, um profissional precisa ser formado para fazer MBA. Isso acontece porque a pós é uma etapa posterior à graduação e, portanto, você precisa apresentar um certificado de conclusão para conseguir se matricular em um MBA, que é uma pós lato sensu.

Master. O Master é uma variação do MBA, porém, sem o foco na área gerencial e/ou administrativa. Ou seja, a pós-graduação Master segue a mesma linha do MBA, mas os cursos abrangem diversas áreas além da gestão empresarial.

Isso porque os investimentos no curso são altos (altíssimos) e o retorno é incerto e, infelizmente, cada vez mais improvável. Existem dois grandes custos envolvidos na escolha de fazer ou não um MBA. Conheça-os melhor a seguir.