Tem diamante na vida real?

Perguntado por: lgil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

finalidade Industrial mas o diamante cristalinos os mais adequados para a produção de joias portanto Esses são os mais cobiçados por garimpeiros e mineradores do mundo inteiro. os diamantes são encontrados em praticamente todos os países do mundo inclusive aqui no Brasil.

Os diamantes são obtidos sob altíssimas pressões a partir do magma presente no interior da Terra (bem abaixo da crosta). Foram necessários vários séculos para que camadas de magma fossem sendo depositadas umas sobre as outras, acarretando em forte pressão. O magma foi sendo comprimido até se petrificar.

Lipari. Lipari Mineração é um novo produtor de diamantes, com a maior mina de diamantes da América do Sul. É proprietária de 100% da Mina Braúna, a primeira mina de diamantes da América do Sul desenvolvida a partir de um depósito de kimberlito, a rocha fonte primária de diamante.

O Brasil produz cerca de 1 milhão de quilates por ano, principalmente no Estado do Mato Grosso. Praticamente todos os estados, porém, possuem diamantes, como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraná e Roraima.

Os diamantes primários podem ser encontrados em dois tipos distintos de rochas, conhecidas como kimberlito e lamproíto (Figura 4), que se originam em ambientes de grande pressão e temperatura no manto terrestre.

1- Diamante Oppenheimer azul
Ainda assim, embora o diamante azul seja a pedra preciosa mais cara do mundo, a joia mais cara vendida até hoje foi feita com o diamante estrela rosa.

O segredo da raridade e do valor dos diamantes está justamente em seu longo e perfeito processo de formação e em sua estrutura rígida, resistente e transparente, que confere uma beleza singular à pedra.

O diamante rosa é apenas um pouco mais caro que o rubi.

A linda Potira permaneceu sempre à beira do rio, com o olhar perdido no horizonte infinito, à espera do esposo. E quando lhe veio a certeza de que não veria mais, Potira chorou de saudades. Suas lágrimas misturaram-se com a areia da praia e Tupã transformou-as em diamantes. E aí está a origem dessa pedra preciosa.

O diamante é altamente duro, ou seja, risca qualquer outro material existente, no entanto, sua tenacidade não é grande como sua dureza. Sendo assim, o diamante pode sim ser quebrado, mas só pode ser riscado por outro diamante. Uma martelada em uma pedra de diamante pode quebrá-lo em diversos pedaços.

A formação de um diamante leva alguns milhões (até bilhões) de anos, num processo de resfriamento do magma e de formação da crosta terrestre. Calcula-se que a primeira erupção que fez surgir os diamantes ocorreu há 2,5 bilhões de anos e a mais recente há 45 milhões de anos.

As principais jazidas de esmeraldas são colombianas, mas podem ser encontradas também no Brasil — na Serra da Carnaíba na Bahia; em Itabira nas Minas Gerais; e em Campos Verdes em Goiás —, na Rússia, no Zimbábue e no Afeganistão. É transparente ou opaca, sendo as variedades mais preciosas transparentes.

Para extrair os diamantes, um separador de areia ou represa artificial é criado, contendo água em volta. Em seguida, o leito do mar ou rio é manual ou mecanicamente escavado, e os minérios são enviados para uma refinaria para a extração.

O diamante é um material industrial fundamental, pois têm característi- cas únicas. É usado para cortar, moer e lustrar, bem como para lentes, chips de computador, e lâminas, algumas usadas na cirurgia crítica. Mas suas aplicações crescem rapidamente.

kimberlitos

primeiro ponto saiba que a principal Rocha Onde podemos encontrar os diamantes são os kimberlitos.

Um diamante rosa de 11,15 quilates apelidado de “Williamson Pink Star” detém o recorde de maior preço por quilate em leilão, depois de ter sido vendido por mais de R$ 298 milhões no ano passado.

Podemos realizar um teste simples em casa que nos permite aprender mais sobre sua autenticidade e valor. Com uma lupa, ou uma lupa, se houver, podemos verificar a cor da pedra e como a luz do sol ou luz artificial passa por ela. Uma pedra preciosa geralmente tem uma cor muito intensa e um alto índice de refração.

O tesouro pertencerá por inteiro ao proprietário do prédio, se for achado por ele, ou em pesquisa que ordenou, ou por terceiro não autorizado. Art. 1.266. Achando-se em terreno aforado, o tesouro será dividido por igual entre o descobridor e o enfiteuta, ou será deste por inteiro quando ele mesmo seja o descobridor.

Mas não espere uma corrida desenfreada ao tesouro: os depósitos de diamantes encontram-se entre 144 mil a 241 mil quilómetros de profundidade e a tecnologia atual não permite extrair pedras que se encontrem tão longe da superfície.

As explorações de coríndon (rubi e safira) ainda são reduzidas no país e estão localizadas principalmente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais.

Painita

1- Painita
A Painita foi encontrada em 1950 e possui uma cor alaranjada puxada para o marrom, e até hoje no mundo todo só foram encontradas 2 pedras de painita, tornando-a a pedra mais rara do mundo.