Tem diabo-da-tasmânia no Brasil?

Perguntado por: rcunha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

O diabo-da-tasmânia é endêmico da Austrália, onde pode ser encontrado apenas na ilha da Tasmânia e algumas ilhas costeiras próximas, como Robbins, Bruny e Badger.

lobo da Tasmânia

Poucos predadores comem indivíduos adultos desta espécie, seu predador natural é o lobo da Tasmânia, segundo registros. A predação ocorre mais em jovens e filhotes, por aves rapinantes grandes.

Tem mordida poderosa, graças à forte mandíbula, aos dentes enormes e à grande abertura da boca. Ao abocanhar uma presa, consegue até esmagar os ossos! Além disso, emite grunhidos altos e produz sons bem estranhos, que parecem latidos.

Extinção da Austrália continental
O lobo-da-tasmânia provavelmente foi extinguido da Austrália continental há cerca de 2 000 anos, e possivelmente antes disso na Nova Guiné. A extinção é atribuída à competição com os humanos indígenas e os invasores dingos.

Com a dentição e a mandíbula perfeitas, ela pode chegar a uma força equivalente a 68 kg. Diz a lenda que a mordida do diabo-da-Tasmânia, um marsupial da Oceania, é a mais forte, atingindo algo em torno de 360 kg/cm2.

"Taz-Mania": Taz-mania é um demônio da tasmânia conhecido pelo desenho produzido pela Warner Bros. na década de 90. O personagem, que corre em rápida velocidade e causa pânico e confusão por onde passa, é tatuado por praticantes de furtos e roubos coletivos, geralmente realizados durante os famosos "arrastões".

Os diabos-da-tasmânia são protegidos pelas leis ambientais da Austrália. Entretanto, um mal, conhecido como doença do tumor facial do diabo - Devil Facial Tumor Disease, pode pôr fim à existência desses animais. Essa enfermidade é um tipo de câncer.

Sim, existe. Taz, o atabalhoado personagem dos cartoons, é inspirado num exótico marsupial que vive na Tasmânia, uma ilha na Oceania pertencente à Austrália. Para quem não se lembra, os mamíferos marsupiais são aquele grupo de animais do qual também fazem parte os cangurus, os coalas e os gambás.

Diabo-da-Tasmânia

Popularmente conhecido como Taz-Mania nos desenhos animados, o animal é, na vida real, chamado de Diabo-da-Tasmânia ou Demônio-da-Tasmânia, um mamífero marsupial da família Dasyuridae endêmico da ilha da Tasmânia, Austrália.

crocodilo de água salgada

O detentor da mordida mais forte no mundo animal é o crocodilo de água salgada (Crocodylus porosus), popularmente conhecido como crocodilo poroso ou crocodilo marinho.

Segundo a pesquisa, um grande tubarão branco (por exemplo, de 6,4 metros e 3324 quilos) poderia atingir uma força de mordida de 1,8 tonelada.

313 kg

O leão-africano, que é considerado o Rei das Selvas, possui 30 dentes (dois a menos que os seres humanos) e consegue aplicar uma força de 313 kg sobre as “vítimas”. Assim como a maioria dos felinos selvagens, ele possui dentes muito afiados, que são perfeitos para rasgar a pele e a carne de suas caças.

Originalmente, acredita-se que os tigres-da-tasmânia habitavam toda a Austrália, mas suas populações diminuíram devido aos impactos de humanos e dingos (espécie de canídeo selvagem). Eventualmente, o tilacino só foi encontrado na ilha da Tasmânia, onde foi caçado até sua extinção, na década de 1930.

7 de setembro de 1936

Sabia-se que último tilacino morreu no Zoológico de Hobart, na Austrália, durante a noite de 7 de setembro de 1936. Contudo, seus restos mortais nunca foram achados.

1982

Nenhum avistamento confirmado ocorreu desde 1936, no entanto, a espécie foi declarada extinta pela União Internacional para a Conservação da Natureza apenas em 1982. Hoje, os ecossistemas da Tasmânia estão ameaçados devido ao desaparecimento de seu “tigre”.

O Brasil apresenta uma lista com 8 espécies extintas, conforme a Portaria MMA n.º 444, de 17 de Dezembro de 2014:

  1. Rato-de-noronha. ...
  2. Caburé-de-pernambuco. ...
  3. Gritador-do-nordeste. ...
  4. Limpa-folha-do-nordeste. ...
  5. Perereca-verde-da-fímbria. ...
  6. Maçarico-esquimó ...
  7. Arara-azul-pequena. ...
  8. Peito-vermelho-grande.

O rinoceronte negro do oeste africano é o animal mais recentemente extinto desta lista.

Rottweiler

Uma raça que não poderia ficar de fora da lista de mordidas de cachorro mais fortes do mundo é o famoso Rottweiler. Muito mais conhecida que o Kangal, Tosa Inu ou Leonberger, a raça é uma das preferidas dos brasileiros.