Tem diabete pode comer quibe?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Kibe assado é uma receita sugerida por Diabetes, eu cuido! Ele é nutritivo e ainda mais saudável porque dispensa uso do óleo no preparo.

Ainda que o cru pareça mais vantajoso, é bom salientar que o risco de contaminação é maior. Essa versão deve ser evitada principalmente por gestantes.

De forma geral, sim, porque o trigo eleva bastante a glicemia, mesmo sendo integral. Caso a alimentação esteja bem balanceada e a glicemia sob controle, é possível comer massas dentro de um equilíbrio e com moderação.

É rico em carboidratos, ou seja, fornece muita energia para darmos conta do dia, mas também tem um ótimo teor de proteínas, ajudando no processo de construção e manutenção dos tecidos do organismo. E é naturalmente pobre em gorduras, o que favorece os que estão em dietas para emagrecimento.

A farinha de quibe é rica em fibras e quando consumida balanceada com uma boa ingestão de água, ela é excelente para melhorar o funcionamento do sistema digestivo, prevenindo problemas sérios como prisão de ventre e até mesmo melhorando dores no estômago.

Mas a resposta é sim! Pessoas com diabetes podem comer coxinha, desde que tenham cuidado com a quantidade e a qualidade do alimento. Segundo a nutricionista Carol Netto é importante prestar atenção na quantidade de carboidratos e gorduras, pois a gordura pode retardar a absorção do carboidrato pelo organismo.

Rico em fibras, vitaminas E e do complexo B, zinco, potássio, selênio e magnésio, o triguilho ajuda no controle da diabetes, bom funcionamento do intestino, é antioxidante e aumenta a sensação de saciedade, além de possuir todas as propriedades nutritivas de um cereal integral.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS POR QUEM TEM DIABETES

  • Alimentos com açúcar.
  • Bebidas açucaradas.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Carnes processadas.
  • Tubérculos em geral.
  • Mel.
  • Doces em geral.

Se o paciente está com o diabetes controlado, ele pode sim consumir esporadicamente o alimento. Desse modo, o ideal é associar o consumo à atividade física e a outros alimentos de baixo índice glicêmico — e, se necessário, ministrar a insulina conforme orientação médica”, finaliza a nutricionista.

Um ponto positivo são as preparações com legumes, como chucrute. Os legumes de acompanhamento não têm colesterol. Pratos: Esfiha, Charuto de folha de uva, Kibe cru e Tabule.

Troca saudável: Optar sempre pelo arroz e macarrão integral porque são benéficos porque tem menos açúcar e consequentemente, menor índice glicêmico.

KONJAC MASSA MF. A Konjac MF é uma linha de massas e arroz sem glúten, ZERO açúcar, 0g sódio, além de ser a ÚNICA com ZERO carboidratos e apenas 9 calorias a cada 100 gramas. O que as tornam uma ótima aliada dos pacientes diabéticos para ajudar a manter uma alimentação saudável e balanceada.

Confira, então, alguns bons exemplos de farinhas para quem tem diabetes:

  • 1 – Farinha de amêndoas. Além de possuir um baixo índice glicêmico, ela é livre de glúten — o que é ótimo para os celíacos. ...
  • 2 – Farinha de coco. ...
  • 3 – De grão-de-bico. ...
  • 4 – Farinha de aveia. ...
  • 5 – Farinhas para quem tem diabetes: de espelta.

O trigo para quibe, também conhecido como triguilho ou bulgur, nada mais é do que o grão integral do trigo que passa por alguns processamentos mínimos, uma espécie de pré-cozimento, para depois serem secos e moídos.