Tem desconto à vista?

Perguntado por: iarruda . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

A praxe comercial é o desconto de 10%, pelo menos, na qualidade de consumidor, consigo este percentual, mas não por obrigatoriedade legal, e sim por negociação. A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou no dia 14 de maio o Projeto de Lei 2556/07, do Senado, que proíbe a venda a prazo pelo mesmo valor do preço à vista.

Pagamento à vista é o pagamento do valor total do produto em uma parcela, de uma só vez. Todos os pagamentos por boleto bancário são à vista, mas dá pra pagar nesta condição pelo cartão de crédito também.

Já compras à vista são mais vantajosas quando o desconto oferecido nesta modalidade supera os possíveis rendimentos de um investimento de renda fixa e/ou os juros de cada parcela são maiores que estes mesmos rendimentos que podem ser obtidos.

Oferecer condições especiais para pagamentos à vista é algo bem padrão no Brasil. Normalmente, os descontos para pagamentos em dinheiro costumam ser de 5% a 10%. No geral, isso é bem interessante para o consumidor, que consegue adquirir seu produto com um desconto real.

Existem, sim, algumas regras e dicas que podem ajudar neste momento, confira:

  1. Negocie o desconto sem questionar a forma de pagamento. ...
  2. Prefira pagar à vista. ...
  3. Negocie de forma educada e tranquila. ...
  4. Evite comprar quando estiver com fome ou com pressa. ...
  5. Pesquise preços. ...
  6. Aproveite todo e qualquer desconto.

Art. 462 – Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

O pagamento à vista, seja via PIX ou em dinheiro, é uma das formas mais recomendadas por especialistas financeiros para evitar gastar além do orçamento. Isso porque o dinheiro sai das mãos (ou da conta) do consumidor instantaneamente – e evita surpresas no final do mês.

A primeira vantagem em realizar compras à vista é reduzir o risco de endividamento. Quando é possível se programar para fazer uma aquisição, mesmo com um produto ou serviço é muito caro, você fica mais tranquilo e garante que o orçamento doméstico não ficará sobrecarregado com esse tipo de despesa.

Vantagens de aceitar pagamento à vista
Isso, sem considerar quando o cliente paga em dinheiro. Neste caso, é dinheiro no caixa naquele mesmo dia; Menores taxas nas maquininhas: tanto para pagamento no débito quanto no crédito, as taxas das maquininhas são mais baixas quando a venda é feita à vista.

Se os juros do pagamento parcelado forem superiores ao rendimento da aplicação, pagar à vista sai mais barato. Por outro lado, se o rendimento da aplicação superar os juros, é mais econômico aplicar o valor total da compra e ir pagando as parcelas enquanto o dinheiro investido rende.

Se tiver imposto a pagar, em vez de receber restituição na declaração do Imposto de Renda 2023, é melhor quitar à vista ou parcelar? A recomendação dos especialistas é que o valor seja pago em cota única, se o contribuinte tiver o dinheiro na mão.

O pagamento à vista tem duas vantagens: o desconto e o fato de o consumidor acabar com a dívida de uma vez. O risco do parcelamento é de as parcelas coincidirem com outros parcelamentos, aumentando as chances de descontrole financeiro.

O pagamento à vista é a modalidade mais conhecida e prática de fazer uma compra. De forma simples, basta ter o dinheiro suficiente para a compra, e pronto! Você não precisa se preocupar em ter que pagar posteriormente. Fica sem dívida e pode desfrutar sem problemas do bem que acabou de comprar.

Como Comprar Online Com Descontos? Dicas de sites e cupons

  1. Use cupons de descontos. ...
  2. Não se esqueça do frete. ...
  3. Ganhe descontos por indicar serviços para seus amigos. ...
  4. Aproveite o cashback. ...
  5. Use comparadores de preço. ...
  6. Verifique as formas de pagamento. ...
  7. Aguarde o melhor momento para comprar. ...
  8. Cheque a segurança.

Quem tira essa dúvida é o artigo 82 da CLT, que diz que os descontos em folha de pagamento não podem ultrapassar 70% do valor do salário do colaborador. Essa regra tem como objetivo garantir que o funcionário tenha condições de viver de forma digna.

O artigo 462 da Consolidação das Leis do Trabalho determina que o empregador está proibido de efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, exceto quando resultar de um adiantamento salarial, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

Em 26 de junho de 2017, foi sancionada pelo Michel Temer, Presidente da República da época, a lei 13.455 que permite descontos em pagamentos feito em dinheiro, e não em cartão de crédito ou débito. Não só isso, a lei também permite aos lojistas/comerciantes uma maior liberdade para ofertar promoções aos consumidores.