Tem cura para síndrome vasovagal?

Perguntado por: npereira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Não existe um tratamento específico para a síndrome vasovagal. Se o seu diagnóstico for confirmado, medicamentos podem ser receitados em alguns casos, para evitar a queda da pressão arterial, mas geralmente os cuidados são comportamentais.

Posso dirigir? Dirigir veículos também não é uma restrição. Em estudos com portadores da síncope vasovagal não houve uma probabilidade maior de acidentes ao longo de oito anos de acompanhamento quando comparados a pessoas sem a síncope.

A síndrome vasovagal é causada pela queda da pressão arterial e dos batimentos cardíacos devido aos estímulos do nervo vago. A causa exata da doença ainda não foi esclarecida de fato, mas geralmente ela é desencadeada após alguns episódios.

Fala da especialista
"Se o segurado já entrou no sistema do INSS doente e incapacitado, não terá direito ao benefício, pois a doença incapacitante é preexistente, mesmo tendo contribuído tempo suficiente para se aposentar", afirma Kátia.

A Síndrome Vasovagal ou Síncope Vasovagal é a perda transitória da consciência, um desmaio provocado pela diminuição de pressão arterial e dos batimentos cardíacos, causado pela redução da chegada de sangue ao coração e cérebro por ação direta do nervo vago, que conecta o cérebro ao coração.

Uma síncope, conhecida vulgarmente por desmaio, é uma perda de consciência transitória, devida a diminuição do fluxo de sangue no cérebro, seguida de uma recuperação rápida e completa. Um desmaio tem uma duração curta. Não dura mais do que alguns segundos.

Pacientes que apresentam síncope vaso-vagal não são proibidos de doar sangue de maneira nenhuma. Devem apenas ficar atentos pois episódios de desmaio podem acontecer após a doação.

O cardiologista especializado no tratamento de arritmias cardíacas é o médico mais indicado para avaliar os casos de desmaio.

A síndrome vasovagal se manifesta quando há diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, localizado na nuca.

A síncope vasovagal geralmente é precedida por pródromos (enjoo, mal-estar, palidez, sudorese, calor, visão embaçada, desequilíbrio). Já os desmaios de causa cardíaca não apresentam pródromos e podem ser precedidos por palpitações.

Há também na medicina a descrição da pré-síncope, chamada de lipotímia. Trata-se da sensação de perda de dos sentidos e da força muscular, mas sem a perda da consciência e com integral conservação das funções respiratória e cardíaca. 'Tanto a síncope quanto a lipotímia devem ser investigadas.

Caso encontre a vítima já desmaiada, checar a respiração é a primeira providência a ser tomada. “Se estiver respirando normalmente, procure elevar suas pernas”, sugere Aguiar. “Isso aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça e ajuda a recobrar os sentidos”.

A estimulação vagal consiste na implantação de um dispositivo gerador de pulsos elétricos que estimula as fibras desse nervo sob o tórax, no qual um fio é enrolado ao redor do nervo vago esquerdo na região do pescoço, de modo que impulsos nervosos sejam disparados e transmitidos ao cérebro.

O valor do auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício, que é igual à média simples de todos os salários de contribuição ou dos 12 últimos meses, o que for menor.

Qual é o valor do auxílio doença? Pela nova regra da Reforma da Previdência, o valor do auxílio doença corresponde a 91% do salário de benefício, que, por sua vez, consiste na média aritmética simples de todos os salários de contribuição.

O BPC-LOAS é um benefício sócio-assistencial pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no valor de 01 (um) salário mínimo mensal concedido ao cidadão que comprove ter uma deficiência de longo prazo que o impeça de trabalhar e manter a si mesmo e à sua família.

Sim a crise de ansiedade pode causar desmaios. Recomendo procurar um médico Psiquiatra e principalmente trabalhar a causa emocional associada a essa dificuldade.

O nervo vago é um representante do sistema nervoso parassimpático. Ele é responsável por reduzir a frequência cardíaca, regular a respiração e a atividade dos órgãos do sistema digestivo (descansar e digerir).