Tem cura para quem é soropositivo?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Não há cura para o HIV, mas se as orientações forem seguidas da maneira certa podem resultar no controle da infecção e na diminuição da carga viral no organismo para um nível denominado indetectável, o que significa que o vírus deixa de poder ser transmitido.

Alguns alimentos que NÃO devem fazer parte da dieta de uma pessoa soropositiva são:

  1. Produtos lácteos gordurosos como leite, iogurte, manteiga, margarina e queijos;
  2. Carnes gordurosas;
  3. Embutidos;
  4. Açúcar branco;
  5. Refrigerantes;
  6. Café e chás durante as refeições;
  7. Bebidas alcoólicas;

A nota informa gestores, profissionais da saúde, sociedade civil e população geral, que as pessoas vivendo com HIV/aids com carga viral indetectável há pelo menos seis meses e boa adesão ao tratamento tem um risco insignificante de transmitir o vírus pela via sexual.

O tratamento com os antirretrovirais proporcionam uma vida longa e saudável a pessoa portadora do vírus HIV. Podendo também zerar seu risco de transmissão do vírus para seus parceiros (as). Podendo então manter relações normalmente sem correr o risco do contágio.

Com o devido tratamento, a pessoa pode levar um dia a dia comum: trabalhando, estudando, saindo com os amigos, namorando, criando uma família… Mas é fundamental que tome seus remédios rigorosamente e siga as recomendações médicas para que não surjam complicações que atrapalhem o cotidiano.

Rash da infecção aguda pelo HIV: manchas vermelhas na pele que ocorrem 48 a 72 horas após o início da febre e costumam durar entre 5 e 8 dias. O rash costuma se apresentar como lesões arredondadas, menores que 1 cm, avermelhadas, com discreto relevo e distribuídas pelo corpo, principalmente no tórax, pescoço e face.

É importante saber que a infecção pelo HIV, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. Muitas pessoas que estão infectadas com o HIV não têm nenhum sintoma durante 10 anos ou mais. Algumas pessoas que foram infectadas com o HIV relataram ter sintomas semelhantes aos da gripe de 2 a 4 semanas após a exposição.

O trabalhador que é portador do vírus HIV tem as mesmas obrigações e os mesmos direitos em relação aos demais trabalhadores, sem exceção. Pode o empregador transferir o empregado para outra função, caso ocorra a redução da sua capacidade para o trabalho.

Pessoas vivendo com HIV podem ter filhos, mesmo que seu (sua) parceiro(a) não tenha a doença, sem risco de transmissão para o(a) parceiro(a) nem para o bebê. Conhecido popularmente como hiv, o vírus da imunodeficiência humana atinge cerca de 900 mil pessoas pelo Brasil.

Ser soropositivo é ter sido infectado pelo HIV. Desde já, é importante destacar que ter HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença.

Famílias pobres que tenham entre seus integrantes pessoa com câncer (neoplasia maligna), Aids ou qualquer outra doença crônica poderão ser incluídas entre as beneficiárias do Programa Bolsa Família. Uma unidade familiar poderá receber até três benefícios de R$ 60 cada.

I - Todas as pessoas têm direito à informação clara, exata, sobre a aids. II – Os portadores do vírus têm direito a informações específicas sobre sua condição. III - Todo portador do vírus da aids tem direito à assistência e ao tratamento, dados sem qualquer restrição, garantindo sua melhor qualidade de vida.

Quanto tempo leva para a carga viral ficar indetectável? Este tempo costuma variar de 12 a 24 semanas.

Na área previdenciária, o portador de HIV pode ter direito ao auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e outros benefícios do INSS, como BPC e pensão por morte. Há ainda a possibilidade de levantamento dos valores correspondentes ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.

Comprar além da conta: como saber se virou doença? Isso tudo pode transmitir o HIV de uma pessoa para outra. Agora, encostar na rua, dividir copo, talheres, toalha, sabonete, nada disso transmite o vírus HIV, pode ficar tranquila.

Uma pessoa com HIV sem nenhuma outra DST e seguindo um tratamento antiretroviral (TAR) com uma viremia totalmente suprimida (condição doravante denominada “TAR eficaz”) não transmite o HIV pela via sexual, ou seja, que ela não transmite o vírus pelo meio dos contatos sexuais.

A pessoa com HIV pode beber cerveja e vinho? E quais os efeitos? Pode beber sim. Os efeitos são os mesmos em quem não tem Hiv.

A resposta é sim, desde que cumprido alguns requisitos. As pessoas portadoras de doenças graves são isentas do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) desde que o rendimento seja proveniente de aposentadoria ou pensão por morte, bem como sejam portadores de HIV.

in·de·tec·tá·vel |èt| Que não se consegue detectar . Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: indetetável.

Nesse sentido, para o caso do cozinheiro podemos apenas utilizar – por analogia – o Parecer 11/92 do Conselho Federal de Medicina, que trata das medidas que o profissional da área da saúde e convivendo com HIV/AIDS, pode continuar trabalhando normalmente, mas deve adotar medidas de segurança no âmbito do cuidado ao ...

Uma pessoa vivendo com HIV e com carga viral indetectável não transmite o HIV sexualmente. Foi assim que surgiu o termo “indetectável = intransmissível”. O termo é válido desde que as pessoas vivendo com HIV estejam com carga viral do HIV indetectável há pelo menos seis meses.