Tem cura para o coração fraco?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

A insuficiência cardíaca pode ter cura, mas isso vai depender das causas, estágio da doença e tratamentos. Atualmente, com o avanço das tecnologias e estudos acerca da enfermidade, é possível reverter o quadro. Para que isso aconteça o paciente deve seguir as indicações à risca, sem qualquer alteração.

Além dos mais comuns e de realização simples, como o exame de sangue e raio-x do tórax, há outros exames que fornecem diagnósticos de forma mais detalhada, como a ecocardiografia, o teste ergométrico, a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), o holter e a cintilografia miocárdica.

Após o diagnóstico, metade dos pacientes podem morrer em até cinco anos. Além disso, entre aqueles que apresentam sintomas mais graves como acúmulo de líquidos nos pulmões, pernas e barriga devido à dificuldade do coração em bombear o sangue, 50% podem falecer após um ano da detecção da patologia.

Durante algum tempo, a ideia de que cardiopatas não poderiam realizar atividades físicas era bastante comum. No entanto, a prática não só é liberada, como também é recomendada e ajuda a controlar a doença. Isso, claro, quando bem supervisionada.

A insuficiência cardíaca é uma doença grave, crónica e com tendência a agravar-se com o tempo. Eventualmente, pode encurtar a vida.

Vitamina D
Esses sais têm papel importante na contração de todos os tipos de músculo, inclusive o coração.

Vitamina K

Vitamina K
Encontrada em diversos alimentos, essa ótima vitamina para o coração é um nutriente lipossolúvel com um importante papel na coagulação do sangue.

Se uma pessoa tem uma fração de ejeção de 30%, significa que ela teve algum dano no músculo cardíaco, ou seja, esse músculo cardíaco não tem o funcionamento normal.

Quando o coração bate menos do que 50 vezes por minuto, a pessoa é diagnosticada com bradicardia. Bradicardia é o termo médico usado para designar o batimento cardíaco lento que pode tanto ser fisiológico, ou seja, um sinal natural do corpo do paciente, quanto um sinal de que algo não vai bem.

Morango, amora, jabuticaba, melancia, ameixa, framboesa… Ufa! Existem muitas frutas vermelhas que devem ser incluídas na alimentação diária pelos benefícios que trazem ao coração. Essas citadas, por exemplo, são ricas em antioxidantes, que ajudam a prevenir a aterosclerose.

Os exercícios cardiovasculares são importantes para garantir que o coração se mantenha sempre saudável. Movimentar o corpo regularmente estimula o coração a trabalhar com mais eficiência e sem ter que fazer tanto esforço. Além disso, o sangue flui melhor e as artérias e os vasos ficam mais flexíveis e saudáveis.

Quais são os principais alimentos que prejudicam o coração
Utilizar muito sal na comida, carnes embutidas (salsicha, mortadela, salame), salgadinhos, carnes processadas, temperos prontos e fast-food.

Quando a pressão está alta, acima de 140 x 90 mmHg, há taquicardia e se a pressão continuar subindo, existe risco de infarto. Os sintomas que podem indicar que a pessoa está tendo ou pode ter um infarto incluem dor no peito ou no braço, sensação de má digestão, tontura e suor frio.

Eletrocardiograma - R$80,00 - Labi Exames.