Tem cura para menisco?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

O tempo de recuperação de uma lesão no menisco depende da gravidade da lesão. Lesões mais graves podem levar até seis meses para serem completamente curadas, enquanto lesões menos graves podem ser curadas em poucas semanas.

O tratamento pode esperar e brincar com a dor, não necessariamente. Se não forem tratadas, as lesões meniscais podem limitar sua capacidade de realizar atividades diárias e participar de exercícios e esportes. Em casos graves, pode levar a problemas de joelho de longo prazo, como artrite.

A rotura meniscal geralmente levará de seis a oito semanas para cicatrizar completamente se a lesão estiver na zona vermelha.

Um bom exercício é fazer agachamentos, aumentando o grau de flexão do joelho, o objetivo pode ser tentar agachar ao máximo, até ser possível sentar nos calcanhares. Ao fim de cada sessão pode ser útil colocar um bolsa de gelo durante 15 minutos no joelho para desinchar a região ou evitar que inche.

O tempo de recuperação varia entre 2 e 3 semanas quando a cirurgia é no menisco medial e pode durar até 2 meses quando a lesão foi no menisco lateral. Durante o período de recuperação é fundamental seguir as orientações médicas e fisioterapêuticas, além de realizar exercícios indicados.

Dor: um menisco rompido geralmente causa dor local no joelho. A dor geralmente é pior ao torcer ou agachar. Se o joelho não estiver imobilizado com uma lesão meniscal, ainda é possível andar, ficar de pé, sentar e dormir sem dor.

A taxa de complicações após a artroplastia total de joelho é baixa. Complicações graves, como infecção na articulação do joelho, ocorrem em menos de 2% dos pacientes. Complicações médicas significativas, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, ocorrem com ainda menos frequência.

Existem 9 tipos de lesão do menisco, e a pior delas é a lesão radial.

Quando ocorre uma lesão do menisco é preciso avaliar criteriosamente sua extensão e localização. Já que não existe como regenerar totalmente o menisco de um adulto, o tratamento mais eficiente pode ser o cirúrgico. Toda cirurgia de menisco é feita no hospital por um cirurgião especialista em joelho.

Algumas opções de tratamento para a ruptura do menisco incluem: Fisioterapia: O tratamento com fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos ao redor do joelho, melhorar a estabilidade e a mobilidade, e reduzir a dor.

Casos mais graves, exigem que o indivíduo evite atividades de impacto sobre o joelho, tais como caminhar, correr, subir e descer escadas.

Sim. O tratamento pode ser não-operatório (através de medicamentos, fisioterapia e orientações) ou cirúrgico. Depende de muitos fatores como o tipo de lesão, a localização da lesão, a estrutura óssea do paciente, tipo de atividade que o paciente está habituado a fazer, etc.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil. De acordo com o responsável pelos procedimentos no hospital, Wander Edney de Brito, a equipe do HES tem conseguido realizar até cinco cirurgias por dia, produtividade semelhante ao de hospitais de referência para esse tipo de cirurgia.

Quais tratamentos existem para as doenças da cartilagem?

  1. Injeção de corticóides.
  2. Viscossuplementação com ácido hialurônico.
  3. Radiofrequência.
  4. Opções cirúrgicas como para estímulos para as células da cartilagem ou enxerto nos locais das lesões.

Deve ser realizado o fortalecimento global da musculatura bilateral, incluindo tronco e membros superiores, e não apenas dos membros inferiores, porém o foco é do membro que o menisco está lesionado. Os exercícios de fortalecimento podem ser realizados de forma isométrica e isotônica, com uso de caneleiras e elásticos.

Pacientes com ruptura de menisco apresentam dor no joelho, alternando períodos de melhora e piora, atividades que envolvam agachamento podem exacerbar a dor. Edema e inchaço também podem estar presentes.

Joelheiras podem ser recomendadas em alguns casos; – Elevar o joelho com o auxílio de travesseiros; – O uso de analgésicos e anti-inflamatórios poderá ser realizado com prescrição médica; – Usar palmilhas Pés Sem Dor.

Em lesões menores, o tratamento pode ser feito auxiliando a regeneração natural e aliviando sintomas com terapias como as ondas de choque e a viscossuplementação. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma costura do menisco, ou mesmo um transplante.

Meniscos são duas estruturas internas do joelho, formadas por fibrocartilagem, que servem para absorção e distribuição de força e impactos, além de contribuírem para a estabilidade do joelho. Temos um menisco no lado de fora do joelho (lateral), e um no lado de dentro do joelho (medial).

Fica sem imobilização, utilizando muletas por 2 semanas. Inicialmente, a ênfase é no ganho de mobilidade do joelho, analgesia e exercícios isométricos. Após 2 semanas, os exercícios são intensificados, e após a quarta semana, a ênfase é no fortalecimento e nos exercícios de propriocepção (treino de equilíbrio).

A acurácia da ultra-sonografia foi observada em 69,1% para o menisco lateral e em 65,4% para o menisco medial. Os autores concluem que a ultrasonografia de joelho é um método de diagnóstico que pode ser utilizado.