Tem cura incontinência urinária por esforço?

Perguntado por: hsantana . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Apesar de ser um grande incômodo para a rotina e comprometer a qualidade de vida do paciente, a boa notícia é que a incontinência urinária tem cura.

Esse problema ocorre porque os músculos do períneo (assoalho pélvico) estão debilitados. A incontinência de esforço pode se desenvolver em pacientes por conta do parto, de uma cirurgia pélvica, da obesidade ou de mudanças hormonais.

Incontinência urinária de esforço
Nos casos mais iniciais, tratamento de reabilitação da musculatura pélvica, como fisioterapia, podem ajudar. Em casos mais severos, pode ser necessária a intervenção cirúrgica.

Bloqueadores alfa-adrenérgicos: Alfuzosina. Doxazosina. Prazosina.

Os exercícios de Kegel e a ginástica hipopressiva são uma das melhores formas naturais de controlar a incontinência urinária.

Existem situações, entretanto, nas quais a incontinência urinária é uma manifestação de problemas mais graves, que podem ser seguidos por infecções urinárias e até mesmo perda da função dos rins.

Fatores de risco para incontinência urinária
Idade avançada. Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA | Definições e consequências). Tabagismo (leia:MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo). Diabetes mellitus (leia: DIABETES MELLITUS | DIAGNÓSTICO E SINTOMAS).

Praticar exercícios perineais; Regular o intestino, pois a prisão de ventre também pode causar ou agravar a incontinência urinária. Cuidados com a alimentação, que consistem em evitar alimentos com substâncias que inflamam a bexiga, tais como como cafeína, álcool, frutas cítricas, fumo e alimentos apimentados.

Incontinência urinária de esforço: O sintoma inicial é a perda de urina quando a pessoa tosse, ri, faz exercício, movimenta-se; Incontinência urinaria de urgência.

Incontinência urinária por transbordamento: Vazamento de uma pequena quantidade de urina; Jato urinário fraco; Necessidade de se esforçar ao urinar e uma sensação de que a bexiga não está vazia; Necessidade urgente de urinar muitas vezes durante a noite; Vazamento de urina durante o sono.

Sentada de pernas cruzadas, contraia os músculos do assoalho pélvico, sustente de cinco a dez segundos e solte lentamente. Faça dez repetições. Sentada, agora estique as pernas. Contraia a musculatura pélvica até dez segundos e, enquanto sustenta a contração, rotacione os pés devagar.

Pode-se observar que a IU é mais predominante no sexo feminino, e dentre os medicamentos que geraram efeito colateral se apresentaram os bloqueadores alfa adrenérgicos, sedativos, hipnóticos, bloqueadores de canais de cálcio, antidepressivos, opiáceos entre outros.

Retemic® (cloridrato de oxibutinina) é indicado para:
Coadjuvante no tratamento da cistite de qualquer natureza e na prostatite crônica; Nos distúrbios psicológicos relacionados à micção; Em crianças de 5 anos de idade ou mais, para a redução dos episódios de enurese noturna.

O causa da incontinência em mulheres se deve a um mau funcionamento no mecanismo que controla a saída de urina, chamado esfíncter urinário. Os principais fatores de risco para incontinência urinária são a idade, gestação prévia, menopausa e obesidade.