Tem cupim nos Estados Unidos?

Perguntado por: aleiria7 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Pesquisas feitas nos Estados Unidos da América registraram colônias maduras de cupins subterrâneos do gênero Coptotermes spp. realizando consumo médio diário de 300 gramas de material celulósico.

O nome cupim é de origem Tupi e, portanto, genuinamente brasileiro. Os cupins, assim como as formigas, são insetos sociais, havendo completa interdependência entre os indivíduos. Vivem em colônias organizadas em castas: um par real (rei e rainha) que são os reprodutores (férteis), os operários e os soldados (estéreis).

Espantando cupins
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.

O vinagre pode ser usado no combate ao cupim, desde que a infestação seja detectada logo no início. O produto deve ser dissolvido em uma proporção 1:1, ou seja, em partes iguais de vinagre e de água. A solução mata o cupim de madeira e evita que novos insetos recolonizem a peça.

Logo que nasce, o cupim ganha asas e se torna um siriri. Esse voo, que acontece em dias quentes, geralmente no final da tarde e ao anoitecer, serve para o macho e a fêmea reprodutores se encontrarem. É uma espécie de voo de acasalamento.

Mais espécies de cupins podem ser encontradas num único hectare de floresta tropical ou de savana do que em toda a América do Norte e Europa juntas.

Peroba-do-campo, ipê (1), pau-ferro (2), imbuia, peroba-rosa (3), jacarandá, copaíba, braúna e sucupira (4) são os tipos de madeira mais resistentes aos cupins, segundo o biólogo Sidney Milano.

50 anos

Suas únicas funções são o acasalamento e a postura de ovos. Outros cupins alimentam e cuidam da rainha, que pode viver de 25 a 50 anos.

Examples of the translation termite in a sentence.

Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.

Após a reprodução, o cupim perde as suas asas e parte para encontrar um lugar seguro e com alimento em abundância para começar a sua colônia. Só depois de alguns anos, cerca de 2 a 3 anos, você irá perceber a presença do cupim de madeira seca em móveis ou qualquer outro objeto que contenha celulose.

Asas de insetos
Na fase adulta, os cupins ganham asas e são popularmente chamados de aleluias (siriris). Nesse estágio, o inseto sai do cupinzeiro, voa e se reproduz. Depois, perde as asas e morre.

Imbuia

Madeira mais resistente: Imbuia
Durante os testes, foi uma das madeiras que apresentou melhor desempenho contra os cupins, sendo pouquíssima atacada pelos vermes e outras pragas.

Os cupins não atacam inicialmente o painel pela superfície melamínica ou pelo PVC, em geral a entrada acontece pelo miolo do painel de MDF. Por isso, a etapa de aplicação da fita de borda corretamente é tão importante para manter a superfície protegida, além de garantir durabilidade e um acabamento perfeito ao móvel.

Dentre os diversos tipos de cupins, três se destacam como os mais perigosos: o cupim de madeira seca, as brocas de madeira e o cupim de solo ou subterrâneo. Todos são responsáveis por causar diversos tipos de prejuízos, entretanto, o cupim de solo é o que costuma causar os maiores danos.

Os insetos não transmitem doenças diretamente, mas podem aumentar transtornos alérgicos e respiratórios em pessoas sensíveis. Estima-se que os cupins causam bilhões de prejuízos por ano no mundo todo.

Cupins são criaturas bastante sensíveis.
Longe da colônia, eles podem morrer afogados num jato d'água ou com a exposição à luz do sol. Já as ninfas – as “aleluias” que voam em torno da lâmpada – ficam tontas com inseticidas comuns.

Estes insetos saem de seus habitats para um objetivo, a dispersão e fundação de novas colônias que geralmente ocorre num determinado período do ano, coincidindo com o início da estação chuvosa.

ácido bórico

O ácido bórico é considerado um dos remédios caseiros mais eficazes contra cupins, independente do tamanho da infestação. Porém, assim como ele é um grande veneno para os insetos, ele é também para o ser humano. Dessa forma, qualquer aplicação deve ser feita utilizando luvas e máscaras.

Locais abafados são altamente atrativos para os cupins. Baixas temperaturas são mortais para esses insetos! Portanto, amenize a temperatura do seu ambiente para evitar o aparecimento de cupins.