Tem crase meus sentimentos à família?

Perguntado por: nveiga . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Resposta verificada por especialistas. Não observa-se a ocorrência da crase em "meus sentimentos a toda a família". Logo, "a" não leva acento grave. O não emprego do sinal de crase em "a" justifica-se no fato de que o termo antecede "toda", um pronome indefinido.

Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.

Que Deus possa confortar o seu coração neste difícil momento. Com o coração pesado, oramos para que o nosso Senhor dê o merecido descanso para esta alma que partiu. Meus mais sinceros pêsames. Meus mais profundos sentimentos para você e para a sua família.

Quando os amigos e familiares perdem um ente querido, é muito comum usarmos a expressão “meus pêsames” como uma forma de confortar e oferecer apoio. Algumas pessoas utilizam a expressão “meus sentimentos”, porém o mais utilizado é desejar pêsames.

Mensagens de condolências pela perda de um parente.
“Meus sentimentos pela sua perda. [Nome da pessoa] estará sempre nos nossos corações e na nossa memória. Recebam nosso amor e sentimentos nesse momento tão triste.” “Que as boas lembranças dos momentos ao lado da sua mãe te confortem.

O verbo agradecer é um verbo transitivo direto, estabelecendo regência sem a presença de uma preposição, quando o agradecimento se refere a alguma coisa. Não havendo preposição, não ocorre crase, estando apenas presente o artigo definido feminino a.

As duas hipóteses estão corretas. O acento grave indicador de crase deve ser usado conforme o complemento do verbo: se indica uma coisa ou se indica uma pessoa.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Uma das formas mais eficientes para testar se uma frase exige ou não o uso da crase é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino. Se utilizando um substantivo masculino temos como resultado a contração “AO” (preposição + artigo), significa que a crase é necessária com o substantivo feminino.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Responda a condolências em pessoa com um genuíno "obrigado".

  1. Outras frases curtas que pode usar são, "Agradeço pelo carinho" ou "É muito gentil da sua parte".
  2. Caso a outra pessoa também conheça o falecido, você também pode mencionar isso, dizendo "Deve estar sendo difícil para você também".

Descreva os seus sentimentos
Você pode utilizar palavras simples, como “Hoje eu me sinto feliz/triste/irritado” e explanar o porquê de estar se sentindo assim. Eventualmente, você escreverá sobre toda a situação que causou a emoção. Outro jeito de fazer isso é fazer comparações com coisas tangíveis.

O que dizer para alguém de luto?

  1. “Sinto muito que esteja passando por isso” ...
  2. “Conte comigo para o que precisar” ...
  3. “Eu não sei como você se sente” ...
  4. “Isso acontece com todo mundo” ...
  5. “Não chore, ele não gostaria de ver você assim” ...
  6. “Como você está?”

Ação de expressar um sentimento de pesar; demonstração de tristeza, de se condoer pela perda de alguém: apresentou afetuosas condolências à família. Etimologia (origem da palavra condolências).

O que não dizer a alguém de luto
Algumas dessas declarações podem parecer bastante inoportunas, seguem alguns exemplos do que não falar: “Pelo menos você os teve por tanto tempo quanto você.” “Ela está em um lugar melhor agora.” “Pelo menos agora você sabe o que é realmente importante na vida.”

O uso do acento da crase só é facultativo antes de pronomes possessivos femininos no singular (=minha, tua, sua, nossa, vossa). Se for masculino, não há crase: “Ele veio a ou ao meu apartamento”; “Estamos a ou ao seu dispor.”

e Acabaram de me perguntar se a frase Deus abençoe possui o acento grave indicativo de crase a resposta é não porque primeiro verbo abençoar é um verbo transitivo direto que abençoa abençoa alguém em segundo lugar Este a que aparece aí. é um pronome não é um artigo não é uma preposição. é o pronome.