Tem crase entre duas datas?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

Como norma, não devemos usar a crase antes de palavras masculinas. Por isso, não usamos o acento grave entre os meses do ano: O ano letivo vai de fevereiro a novembro.

O certo é “de segunda a sexta-feira”. Justificativa: Não ocorre a crase porque não há artigo definido. Nesta frase, nós nos referimos a qualquer segunda-feira (=usamos apenas a preposição “de”) e a qualquer sexta-feira (=só existe a preposição “a”).

Na tua pergunta, quando escreves “DAS 8h”, fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: “DAS 8h ÀS 12h” — com acento indicativo de crase.

Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000. Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937.

Correto é referir dois períodos ou duas datas: «entre o período de 6 a 9 de setembro e o período de 20 a 27 do mesmo mês»; «entre os dias 6 e 9 de setembro». Mesmo assim, se o consulente pretender usar a expressão «período de 6 a 9 de setembro», a preposição adequada é em: «no período de 6 a 9 de setembro».

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

A expressão À PÁGINA é de uso correto, assim como NA PÁGINA. Usa-se igualmente a expressão A PÁGINAS [sem “crase”, porque quando o “a” estiver no singular, diante de palavra feminina no plural, não ocorre crase], mas jamais se deve usar “ÀS PÁGINAS”.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.

A forma correta de escrita da expressão é a Deus, sem acento indicador de crase. A expressão à Deus, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes da palavra Deus porque Deus é um substantivo masculino e nunca ocorre crase antes de substantivos masculinos.

Na indicação de horário, sempre usamos crase. As exceções são apenas para os casos em que as preposições "após, desde, entre, para" antecede as horas.

Nunca escreva "dia à dia". Não ocorre crase em expressões com palavras repetidas, quer sejam palavras masculinas ou femininas. Ou seja, assim como "dia a dia", "passo a passo", "cara a cara" e "frente a frente" são exemplos de expressões sem crase.

4) No caso da consulta: a) - o nome feminino é sexta-feira; b) - um correspondente masculino é sábado; c) - substituindo-se o feminino por um correspondente masculino, tem-se a seguinte expressão: "De segunda a sábado" (e não ao sábado); d) - se não aparece ao no masculino, então não há crase no feminino.

A abreviação de horas é h (h minúsculo e sem ponto). É assim tanto no singular como no plural, ou seja, a abreviação de hora e de horas é simplesmente h. As formas hr, hs, hrs estão erradas.
...
Como escrever horas

  1. São 6h (certo)
  2. São 6h00 (errado)
  3. São 11h (certo)
  4. São 11h00 (errado)
  5. São 20h (certo)
  6. São 20h00 (errado)

Sempre que quisermos abreviar a palavra hora, no singular, ou horas, no plural, devemos utilizar apenas um h minúsculo. Errado: 5H, 14hr, 3h. e 20hrs.