Tem crase de segunda a domingo?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”. A ausência do acento indicador de crase ocorre em virtude da correlação de elementos sem determinante.

Este programa vai ao ar de segunda a sábado. Aquela comunidade era carente de tudo, de medicamentos a alimentos. No entanto, se o intervalo é iniciado pela preposição DE contraída com os artigos o, a, os e as, resultando em do, da, dos e das, a segunda parte da expressão, se for do gênero feminino, terá crase.

O que surge? Surge “de terça a sábado” ou “de terça a domingo”. Como se vê, não há artigo antes de nenhum dos substantivos empregados, ou seja, as construções são simétricas.

Jamais crase diante de sábado e de domingo. Exemplo: a loja estará aberta da segunda-feira à sexta-feira.

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

Sempre que houver frequência, a expressão temporal será sinalizada com a preposição A, ou seja, "às segundas-feiras", "às quartas-feiras", "aos sábados" etc. Além disso, ocorreu crase porque a preposição fundiu-se ao artigo feminino.

Há casos em que não ocorre crase (união da preposição a com o artigo definido a), mas o acento grave é usado por motivos de clareza: à força, à medida, à míngua, à faca, à noite, à tarde, à mão, à distância.

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Dia a dia e o uso da crase
No entanto, lembre-se que, em expressões com palavras repetidas não ocorre crase — mesmo que sejam palavras femininas.

Na indicação do intervalo de tempo que decorre de segunda-feira até sexta-feira, a forma correta de escrita é de segunda a sexta, sem crase.

Prova disso é que antes de segunda-feira, usamos somente a preposição “de”. Se houvesse um artigo para definir o dia da semana, deveríamos usar “da” (preposição “de” + artigo “a”). Só haverá crase quando definirmos os dias da semana.

De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas. Veja os exemplos: Retornaremos às 14h. Às sete horas inicia o meu plantão.

Na tua pergunta, quando escreves "DAS 8h", fica claro que o artigo está presente (das é formado pela preposição de mais o artigo as); conseqüentemente, antes de 12h ele também deverá estar: " DAS 8h ÀS 12h" - com acento indicativo de crase.

A preposição a deverá ser escrita sem acento grave porque não ocorre crase, ou seja, não ocorre a sua contração com o artigo definido feminino a.

Uma forma fácil de verificar a ocorrência de crase é pela substituição da última hora pela palavra masculina meio-dia. Se a forma correta for ao meio-dia, também será às 12h, às 11h, às 17h.

Viu só? Outra dica que vai salvar você quando aparecer essa dúvida é fazer a seguinte associação: Se você usar de , use a ; Se você usar da , use à , com crase, ou ao , se for diante de sábado ou domingo — substantivos masculinos.

Quando empregar a tarde e à tarde? Sempre que quisermos indicar um momento do dia, devemos usar à tarde com crase, pois se trata de uma locução adverbial de tempo: O supermercado abrirá somente à tarde.