Tem crase antes de secretária?

Perguntado por: vassis3 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Resposta: *É correto e possível desde que a Secretaria esteja ou possa ser determinada pelo artigo ”a”, por exemplo: A Secretaria da Educação não tomou as providências cabíveis.

A crase não deve ser empregada junto a nomes próprios.

A crase não deve ser empregada junto a verbos. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for um verbo, o acento grave indicativo da crase não é admitido.

Senhora Secretária ou Senhor Secretário, 2. No caso de cidadã ou cidadão comum cujo cargo não precisa estar em destaque, o vocativo deverá ser composto pelo pronome de tratamento seguido pelo nome da destinatária ou do destinatário ou por um adjetivo seguido pelo pronome de tratamento.

Regras de quando NÃO usar crase

  • antes de palavras masculinas;
  • antes de verbos;
  • antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe);
  • antes dos pronomes demonstrativos isso, esse, este, esta, essa.

A crase deve ser usada nos seguintes casos:

  • antes de palavras femininas;
  • na indicação de horas;
  • nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas femininas;
  • antes da expressão "à moda de", mesmo quando ela esteja subentendida.

Veja abaixo mais algumas locuções onde a crase é aplicada.

  • Indicam tempo: "às vezes", "à noite", "à tarde".
  • Indicam lugar: "à frente de", "à beira de", "à exceção de".
  • Indicam modo: "à proporção que", "à medida que".

Uma das formas mais eficientes para testar se uma frase exige ou não o uso da crase é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino. Se utilizando um substantivo masculino temos como resultado a contração “AO” (preposição + artigo), significa que a crase é necessária com o substantivo feminino.

Já a palavra “luta” é antecedida do artigo “a”. Assistir a + a luta = assistir à luta. Verbo ir: vai-se “a” algum lugar. Cuba: não tem artigo (não se diz “a” Cuba ou “o” Cuba).

Se o nome do lugar estiver especificado, sempre haverá crase.

Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola.

No período “Demos cestas básicas a famílias carentes” não haverá crase, embora o verbo dar peça preposição “a” e a palavra famílias seja feminina. Isso acontece porque, estando o “A” no singular, não ocorre artigo feminino. Portanto, a dica: “a” no singular e termo ao qual ele se refere no plural, sem crase.

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

Secretaria ou secretária têm pronúncias únicas, diferindo uma da outra. Na primeira palavra, a sílaba que se mostra tônica é a “ri”, sendo assim classificada como paroxítona (se-cre-ta-RI-a). Já com o termo secretária, o “tá” é que se mostra como a sílaba tônica, sendo classificada como proparoxítona (se-cre-TÁ-ri-a).

Secretaria-Geral

  1. Secretaria Nacional de Participação Social.
  2. Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas.
  3. Secretaria Nacional de Juventude.
  4. Secretaria de Relações Político-Sociais.

Secretaria Escolar ou Secretariado Escolar é uma área que pode ser trilhada por técnicos e profissionais graduados.

Querida secretária, agradeço por estar sempre ao meu lado e me ajudar com a organização da empresa. Você é muito importante. Feliz Dia da Secretária! Você alegra os nossos dias com seu sorriso, competência e dedicação.