Tem crase a respeito?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A grafia correta é a respeito de, sem crase.

A crase não deve ser empregada junto a verbos. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for um verbo, o acento grave indicativo da crase não é admitido.

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

03) Nas locuções prepositivas e conjuntivas femininas ocorre crase. Exemplos: à maneira de, à moda de, às custas de, à procura de, à espera de, à medida que, à proporção que...

Um exemplo: a palavra dor, que proveio de door, que, por sua vez, proveio de dolorem. Assim: dolorem > door > dor. As duas vogais idênticas e consecutivas (o) de door se fundiram resultando na forma atual dor. Houve, portanto, a crase.

5 dicas simples sobre o uso da crase

  • Apenas antes de palavras femininas. ...
  • Em expressões que indiquem hora. ...
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  • Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  • Casos em que a crase é opcional.

O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`).

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Se aquele “a” se transformar em “ao”, a crase é obrigatória! Observe a frase a seguir: Se bate a dúvida no exemplo “Os jovens foram à igreja”, substituímos a palavra “igreja” por um equivalente masculino, como “culto” (Os jovens foram ao culto). Percebemos assim que a forma correta é mesmo Os jovens foram à igreja.

e Acabaram de me perguntar se a frase Deus abençoe possui o acento grave indicativo de crase a resposta é não porque primeiro verbo abençoar é um verbo transitivo direto que abençoa abençoa alguém em segundo lugar Este a que aparece aí.

As formas à venda e a venda estão corretas e são utilizadas na língua portuguesa. Nesse caso, o uso ou não da crase tem função de transmitir clareza na leitura do enunciado, isto é, deve ser utilizada para promover a desambiguação de sentidos.

Fique atento porque sempre ocorre crase nos casos a seguir: às duas horas; à tarde; à direita; à esquerda; às vezes; às pressas; à frente; à medida, à vontade, à disposição, à moda de, à maneira de, etc.

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

Quando empregar a tarde e à tarde? Sempre que quisermos indicar um momento do dia, devemos usar à tarde com crase, pois se trata de uma locução adverbial de tempo: O supermercado abrirá somente à tarde.

2. A expressão frente a frente, que significa “cara a cara”, “face a face”, “um diante do outro”, deve ser escrita sem hífen e sem crase. Passou a ser escrita sem hífen a partir do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2009. E o a não tem o acento grave, pois não se usa crase em expressões com palavras repetidas.

Sem a crase, a expressão “a medida que” deixa de ser uma locução para unir ideias, torna-se objeto ou sujeito de uma oração, e passa a aceitar o “em que”. Exemplos: A medida que gerou sua queda foi o aumento das mensalidades. Investimento na formação dos professores é a medida em que acredito.

Em "frango a passarinho", não existe crase! "Passarinho" é palavra masculina. Não se usa crase antes de palavras masculinas.

Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria. Por quê? Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento.