Tem corante no café?

Perguntado por: rbarros4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Alimentos com alto grau de pigmentação são os principais inimigos dos dentes brancos. Alimentos e bebidas como beterraba, molhos vermelhos, molho de soja, vinho tinto e café possuem uma alta concentração de corante e, por isso, mancham os dentes com mais facilidade.

A cor do fruto de café, quando maduro, é determinada por um gene chamado de xanthocarpa, que se expressa dependendo da carga genética da planta (seu genótipo), que condiciona a cor vermelha (XcXc) ou amarela (xcxc), sendo que as plantas heterozigotas (Xcxc) têm frutos que, a princípio, são amarelados, mas depois se ...

Para conseguir a certificação de café orgânico, o café deve ser produzido livre de insumos artificiais como os fertilizantes químicos, defensivos e quaisquer outros aditivos sintéticos. Por isso são considerados mais saudáveis que as versões tradicionais.

Um café 100% arábica significa que foi produzido unicamente com variedades de grãos da espécie arábica. Esses cafés recebem a classificação de gourmets ou especiais pela ABIC, (Associação Brasileira de Indústria do Café), que atesta o nível de pureza e qualidade dos cafés.

Qual é a cor do café maduro? Em relação ao café arábica – o mais utilizado na produção de cafés especiais – as cores dos grãos maduros variam de acordo com cada cultivar. Nas lavouras brasileiras, as principais são esverdeada, verde azulada, verde-cana, verde, amarelada, amarela, e chumbada.

O café puro (sem adição de açúcar, leite ou outros ingredientes) é uma opção popular para quem gosta de um sabor mais forte e amargo. Já o café com leite é uma opção mais suave, com um sabor mais cremoso e menos amargo.

Para você, consumidor, a melhor forma de identificar um café puro é procurar na embalagem o selo de pureza, como esse aí do lado. Esse selo comunica que o café vendido passou por um complexo processo de verificação de “corpos estranhos” no pó e garante que não exista nada além de café.

Estudos já demonstraram que o café é capaz de proteger a saúde do coração e prevenir doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson”, apontou a médica Cíntia Cercato, endocrinologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Vale ressaltar que muitos cafés ou blends (mistura de grãos) já são adoçados naturalmente. Além disso, o açúcar anula o verdadeiro sabor da bebida devendo, por isso, ser evitado.

Os grãos verdes fazem a bebida na xícara deixar um gosto muito similar ao de comer uma banana ou uma romã que não esteja madura. Porém, quando o grão de café amarelo e vermelho está maduro, o sabor traz doçura natural bem como notas sensoriais diferentes.

Na hora de preparar seu café, despeje um pouco de água quente pelo filtro antes de colocar o pó. Dessa forma, a água vai eliminar alguns resíduos do próprio filtro de papel – e isso garante muito mais sabor e aroma ao seu Café Cafuso. Curtiu a dica? Então, vem seguir a gente nas redes sociais!

O café gourmet possui qualidade superior ao tradicional, mas inferior ao especial. O processo de controle de qualidade dele também é diferente. Nele, a seleção dos grãos é minuciosa e descarta aqueles com defeito. Dessa forma, a torra pode ser mais branda, visto que não há necessidade de esconder os defeitos.

O termo "café premium" é frequentemente usado para descrever um café de alta qualidade que é superior em sabor e aroma em relação aos cafés comerciais ou de qualidade inferior.

Para um café ser certificado como biológico, o seu produtor tem de provar que, tanto os grãos como o solo onde são plantados, estão livres de fertilizantes, resíduos e químicos.

Este é o café catuaí vermelho, produzido pelo sítio Café da Sophia, na Serra do Caparaó, divisa entre Minas Gerais e o Espírito Santo. Foi este sabor que conquistou os jurados da Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, e que acabou levando o grande prêmio Coffee of The Year 2022 Brasil.

espresso

O espresso, receita tradicional, é o café puro e feito sob pressão, sem adição de leite ou qualquer outro ingrediente.

No Brasil, as impurezas ou misturas encontradas, com maior freqüência, no café torrado e moído são cascas e paus, milho, cevada, triguilho, açúcar mascavo e soja, entre outras.

Kopi Luwak

O café mais caro do mundo pode ser vendido por cerca de R$ 14.700 o quilo. Seu nome é Kopi Luwak, porém, é mais conhecido como café de civeta.

A grande verdade que você encontrará no mundo dos cafés é que, para serem considerados de qualidade superior, os grãos precisam ser 100% Arábica. Muito diferente da Robusta, a variedade Arábica tem 50% menos cafeína, ou seja, é muito mais suave, sem o forte amargor.

Café arábica

Café arábica: maior qualidade e sabor prolongado
Preparado com grãos naturais da Etiópia, o café arábica é considerado de alta qualidade e exclusivo, por isso, é conhecido como um "café gourmet".