Tem cor jasmim?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A variedade de cores contempla flores rosa, avermelhadas, amarelas e brancas. É facilmente cultivado, tem reprodução feita por estacas dos galhos, não tolera locais frios, gosta de sol pleno, terra adubada e requer boa drenagem para se desenvolver.

O jasmim-verdadeiro ou jasmim-dos-poetas (Jasminum officinale), que dá em cachos terminais as pequenas flores brancas, é uma trepadeira delicada, nativa do Irã, mas há muito aclimatada ao Brasil. Pertence à família das oleáceas, a mesma da oliveira e do lilás.

Os mais conhecidos são o jasmim-amarelo (Jasminum mesnyi), jasmim-estrela (Jasminum nitidum), jasmim-dos azores (Jasminum azoricum), jasmim-italiano (Jasminum grandiflorum) e jasmim-bogari (Jasminum sambac).

A espécie, que pode alcançar até 2 m de altura, possui flores delicadas e perfumadas. As cores produzidas pela planta variam entre amarela, branca e rosa claro. Mas cuidado, ela é uma planta tóxica se for ingerida. Uma de suas curiosidades é que os botões do jasmim são mais cheirosos do que as flores já abertas.

Significado de Jasmim
substantivo masculino Arbusto de flores amarelas, vermelhas ou brancas perfumadas. (Família das oleáceas.). O perfume que dessa flor se extrai. Os jasmins apareceram primeiramente nas regiões quentes dos países do hemisfério oriental.

Mulan virou um Löwchen, um cachorro chinês. Megara virou um Bedlington Terrier, porque além do cão ser obstinado, seu pêlo engraçado combina com o cabelo da princesa. Jasmine virou um Galgo Afegão, um cão do Oriente Médio que tem o olhar doce como o da princesa.

No Brasil Jasmine caminha a passos discretos: sua frequência é de 1.458 pessoas, com maior destaque de portadoras no estado do Amazonas.

Leão - Jasmine
Essas duas características pertencem tanto aos nativos de Leão quanto à princesa da Disney, Jasmine.

Quantas cores de jasmim existem? A flor de jasmim é encontrada em duas cores: branco e amarelo. Porém, a maior parte das espécies são brancas. Acredita-se que sua origem esta ligada ao Himalaia, na China, porém ela floresce bem em regiões tropicais, como o Brasil.

Jasmim estrela ou jasmim falso. A Trachelospermum jasminoides (denominada botanicamente), é uma trepadeira perene e muito rústica ideal para revestir paredes, muros ou pérgulas. Quando mais velha, você obterá uma flor branca em cachos, essas flores têm 5 pétalas em forma de estrela e são pequenas.

O Mandevilla sanderi, também conhecido como jasmim brasileiro, é um arbusto muito utilizado como trepadeira. Nativa do Rio de Janeiro, a espécie tem crescimento rápido e folhas arredondadas de tamanho médio e cor verde vibrante.

Em países como a Índia, esta planta é usada habitualmente para render honra aos deuses e defuntos, sendo uma flor ideal para as oferendas como simboliza a esperança e a espiritualidade.

Antes de levar ao prato, atenção: existem dois tipos de jasmim. O verdadeiro tem um arbusto espesso, não é venenoso, tem folhas ovais e brilhantes. O jasmim falso, ao contrário do verdadeiro, é venenoso e perigoso para seres humanos e animais de estimação.

YEMOJÁ - YEMANJÁ: Jasmim, proporciona bem estar pessoal. Deve ser usada no ambiente familiar.

O jasmim é um excelente revigorante, calmante, rejuvenescedor e relaxante. Indicado para o tratamento de irritações e coceiras na pele, contrações musculares, dores de cabeça e, até mesmo, depressão.

Jasmim em interiores
Dentro de casa, certifique-se de não fique muito quente e não deixe o solo secar. Ela deve ser mantida em um local fresco, bem iluminado, mas sem aquecimento. O solo deve ser poroso e úmido. Alimente uma vez por mês durante a primavera com um fertilizante líquido de baixo teor de nitrogênio.

Por conter substâncias analgésicas, antioxidantes e apresentar efeito calmante, o chá de jasmim também é muito indicado para aliviar dores musculares. Ele ajuda a melhorar possíveis dores de cabeça, de coluna e até cólicas menstruais.

Jasmim: Significa “jasmim”. O mesmo que Yasmin, que tem origem no nome persa Yasmin, que quer dizer literalmente “jasmim”, uma espécie de flor muito perfumada. Surgiu na Inglaterra no fim do século XIX como Jasmin e Jasmine.

Cestrum nocturnum: também conhecida como jasmim da noite, coreana ou rainha da noite, é uma planta arbustiva de porte médio que chega a 1,5 metros, podendo alcançar até 4 metros de altura. Suas flores de forma tubular surgem na primavera e verão e exalam um perfume adocicado.