Tem cor jabuticaba?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Na casca escura existem teores de pectina e a peonidina, além de um pigmento, antocianina, responsável pela coloração azul-arroxeada da jabuticaba. No reino vegetal, a cor da jabuticaba é devido à presença de antocianina, serve para atrair os passarinhos.

A jabuticaba branca é um fruto muito doce, macio e saboroso, assim como a espécie mais comum de jabuticaba, cuja casca fica escura quando já está madura. Entre as espécies de jabuticaba, a branca se destaca pela sua casca, que nunca muda de cor, por mais que se espere seu amadurecimento.

A Jabuticaba Vermelha é a uma das espécie de jabuticabeira mais cultivada no Brasil. É uma árvore semi-decídua (derruba parte de suas folhas no inverno) que pode alcançar até 3 metros de altura.

Existem mais de 40 espécies de jabuticaba, no entanto, os tipos mais conhecidos são: Sabará: é a mais conhecida e cultivada, produz frutos de porte pequeno ou médio. Híbrida: com casca avermelhada, é uma das espécies mais cultivadas também por produzir frutos rapidamente.

mais raras do mundo, já que se encontra majoritari. imunidade. processo de infusão da fruta na cachaça.

ameixa-da-mata

A ameixa-da-mata é uma fruta pequenininha, mas com bastante polpa e com sabor agridoce. Bem parecida com a jabuticaba.

“A gente pode comer tanto a casca como o caroço da fruta, só devemos tomar cuidado com o excesso, porque a casca pode se tornar laxante e o caroço acaba atrapalhando a digestão da pessoa. Isso pode causar prisão de ventre”, explica a nutricionista Luciana Drumond.

Frutos: baga globosa lisa, com polpa suculenta, adocicada, levemente ácida, como um delicioso licor sem álcool e com alto teor de vitamina C. Os frutos são do tamanho de uma cereja, com casca amarela quando madura, levemente aveludada, com 1 ou 2 sementes grandes.

pitaya

a pitaya. uma das frutas mais caras do brasil.

Com nome engraçado, a cabeludinha (também conhecida como jabuticaba amarela) tem grande procura graças ao seu sabor mais adocicado que famosas jabuticabas pretas.

As pontuações e manchas amarelas presentes nas jabuticabas são sintomas de infecção fúngica. Temperaturas mais amenas e umidade são fatores climáticos que favorecem a incidência da doença conhecida como ferrugem.

Está madura para comer. Conhecida por Jabuticaba que “nunca amadurece”, na realidade, ela deveria se chamar jabuticaba-branca, se levar em conta sua cor verde-clara quando atingi a fase madura.

É isso mesmo, a jabuticaba é uma fruta originária do Brasil, nativa da Mata Atlântica. Por isso, é mais fácil encontrá-la nos estados do sudeste e em outros que também apresentem esse bioma. Outros países da América do Sul também cultivam a jabuticaba, como Argentina e Uruguai, mas de nascença mesmo, ela é brasileira.

A Jabuticaba Híbrida é a uma das espécie de jabuticabeira mais cultivada no Brasil, por ser uma árvore de porte pequeno, adapta-se muito bem em quintais, chácaras e até mesmo apartamentos. Seus frutos são roxos, quase pretos, a casca é muito fina, pouco resistente e a polpa é branca com um sabor doce e agradável.

A ameixa-da-mata é mais comum no litoral, entre o estado do Rio de Janeiro e Bahia. A ameixa-da-mata é pequena, mas cheia de polpa, e a sua aparência é bem parecida com a jabuticaba. Ela frutifica só no verão, então se você encontrá-la, não perca a oportunidade de experimentar.

A Jabuticaba Olho de Boi é a espécie de jabuticabeira bastante difundida e cultivada no Brasil. É uma árvore semi-decídua (derruba parte de suas folhas no inverno) que pode alcançar até 9 metros de altura. Seus frutos são bem maiores que as outras variedades de jabuticaba.

Myrciaria cauliflora

Uma jabuticabeira é capaz de dar até uma tonelada de frutos por ano. Ela existe em diferentes variedades, mas a mais conhecida e que possui o fruto mais doce, é a Myrciaria cauliflora, popularmente conhecida como Jabuticaba-Sabará, relativa à cidade de Sabará em Minas Gerais, Brasil.