Tem como zerar a genética?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

David explica que não é possível zerar a genética “ruim”. “As alterações genéticas que são hereditárias (transmitidas de pais para filhos) ou mesmo aquelas que são adquiridas ao longo da vida de uma pessoa não podem ser corrigidas por simples mudanças de hábitos ou estilo de vida.”

Mas, ainda que haja estudos que comprovem que algumas partes do DNA são alteradas pelo estilo de vida de uma pessoa, um período de dieta não tem capacidade de mudar os genes, tampouco, é possível transferir essa hipotética alteração para um descendente.

Detoxificação: a limpeza do organismo e sua relação com a genética. Detoxificação é o processo pelo qual nosso organismo promove a limpeza de compostos tóxicos em nosso organismo.

Em 2015, a revista científica Nature publicou um artigo que afirmava que "as modificações genéticas humanas hereditárias apresentam sérios riscos, e os benefícios terapêuticos são tênues". Criar super humanos ainda é um tabu. Quem quiser se tornar um Steve Rogers terá que esperar.

OS EFEITOS DA MUTAÇÃO
O DNA é um manual de instrução para a produção de proteínas nas células. Se ele sofre uma mutação, a célula que o contém produzirá proteínas diferentes do que diz o “manual”, como mostra este infográfico.

A falha no momento da coleta de material genético ou outros deslizes da parte do laboratório podem resultar em um resultado falso. O primeiro exame, por exemplo, pode apontar que o homem não é pai da criança. Um segundo exame, no entanto, confirmaria a paternidade.

Em geral, sequências de DNA são escritas na direção 5' para 3', o que significa que o nucleotídeo na extremidade 5' vem primeiro e que o nucleotídeo na extremidade 3' vem por último.

Não, a amostra coletada para realizar o exame do DNA é somente sangue.

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

“Todo ser humano herda a mesma quantidade de cromossomos de pai e mãe, um total de 23 pares. E cada cromossomo carrega um número muito grande de genes. O pai contribui com 20 a 25 mil genes”.

Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária. Mas, em seu DNA, o bebê tem ambos os tipos de gene.

Com o passar dos anos, novos estudos mostram que o DNA-lixo é fundamental na regulação e no controle da expressão dos genes. Ou seja, ele determina a diferenciação de células-tronco em neurônios, por exemplo. Se o DNA-lixo se expressa de modo ou em tempo errados, pode provocar a formação de tumores.

A terapia gênica pode ser realizada a partir de duas técnicas diferentes: a germinativa e a somática. Na técnica germinativa, o novo gene é inserido nos espermatozoides ou óvulos, ou seja, nas células germinativas. Já no caso da técnica somática, o novo gene é inserido em outras células que não as germinativas.

DNA (genômico): Molécula de Ácido Desoxirribonucléico, de onde vem a sigla. Essa molécula tem forma de 2 fitas, formada por: bases nitrogenadas (são de 4 tipos, A,T, C e G), açúcar (desoxirribose) e por um ácido (ác. fosfórico). O DNA é encontrado no núcleo das células, na forma de cromossomos.

  • Utilize técnicas de autoconhecimento. Para se tornar uma pessoa melhor é preciso, antes de tudo, se conhecer. ...
  • Tenha clareza do que você quer melhorar. ...
  • Seja mais proativo e menos acomodado. ...
  • Estude, estude e estude mais um pouco. ...
  • Pense no impacto que quer ter na vida dos outros. ...
  • Peça feedbacks aos que estão ao seu redor.