Tem como viciar o carregador portátil?

Perguntado por: econceicao . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Carregador portátil vicia a bateria? Mito. As baterias hoje em dia são mais resistentes pois são fabricadas com um elemento chamado Lítio que não possui essa propriedade.

Os celulares, assim como outros eletrônicos, têm baterias de íons de lítio e não são capazes de memorizar quando foi a última vez que recebeu carga. Por isso, a bateria não fica viciada. E deixar o aparelho no carregador com frequência também não influencia na vida útil dela, tá?

Utilizar cabos originais ou optar por um powerbank (carregador portátil) pode ser uma boa opção para não colocar a vida em risco pelo uso do celular enquanto carrega. Além disso, é importante verificar se este aparelho portátil tem certificação.

É mito que deixar o celular carregando durante a noite prejudica a bateria. Com a tecnologia dos celulares cada vez mais moderna, o carregamento é interrompido quando a bateria atinge 100% sem causar danos ao aparelho.

Após fazer uma série de testes com baterias, ele respondeu a essa e a outras perguntas relacionadas ao tema. Segundo os estudos, tirar ou deixar o carregador no smartphone quando a carga completa 100% não tem impacto nenhum no aparelho em si.

O primeiro item que você precisa ficar de olho na hora de escolher um carregador portátil é a capacidade de carga. Ela pode ir de 2 mil mAh até mais 20 mil mAh, quanto maior é a amperagem, mais carga o power bank oferece para um dispositivo. O ideal é ter pelo menos 5 mil mAh à disposição para usar no dia a dia.

Capacidade de carga
As baterias dos smartphones atuais variam de 1000mAh até 5000mAh. Isso significa que, num carregador portátil com 20 000mAh, você consegue carregar totalmente celulares com 5000mAh até quatro vezes!

Se eu remover o carregador antes de chegar em 100%, isso pode "viciar" a bateria? Não, as baterias de Lition possuem maior resistência e durabilidade no uso diário do seu smartphone Samsung.

Durante o dia, carregue baterias de lítio gradualmente
Se você for carregar seu celular durante o dia, evite deixar o aparelho na tomada por longos períodos. Então, faça uma primeira recarga até 40%, depois, de 40% para 80%. Com essa estratégia, você mantém e até mesmo prolonga a vida útil do smartphone.

Como identificar uma bateria viciada?

  1. Descarregamento rápido. O descarregamento rápido da carga é um dos principais fatores de vício, seja nos aparelhos ligados, desligados e fora da tomada.
  2. Aquecimento. ...
  3. Bateria inchada. ...
  4. Programas.

Na verdade, é normal ter um pouco de aquecimento, pois é próprio do funcionamento interno das fontes. Mas, se você perceber que esse aquecimento está maior que o normal, é preciso ficar atento e fazer alguns testes para identificar a causa do problema. Aquecimento fora do normal pode danificar a fonte de notebook.

É comum aquecer o carregador, mas nunca vai ser um aquecimento grande. Se você tocar no carregador e achar que não dá para segurar ele na sua mão, é porque tem algum problema na dissipação, viu. Nesses casos, é importante ter um carregador novo, para que não tenha problemas na bateria do seu celular!

Sim, você pode deixar o seu celular carregando a noite toda sem prejudicar a bateria do aparelho. Isso porque a maioria dos smartphones atuais conta com baterias de íon de lítio, com a chamada carga inteligente.

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

O ideal é estar sempre com 50% ou 60% de carga e nunca deixar chegar no seu máximo. Quando o celular carrega é normal que a temperatura fique mais elevada, no entanto, se o celular aquece demais existem grandes chances de dar problema tanto no aparelho quanto na bateria.

Ao ativar a opção, o celular para de receber mais carga quando atingir o nível de 85% da capacidade, o que dará uma segurança para a bateria do aparelho sem impactar tanto em sua autonomia fora da tomada. Este “limite” irá prolongar o tempo de vida útil da bateria visando sua longevidade.

Se você quiser ser preciso, ou se for virginiano, 40% é o melhor ponto para carregar, ficando no meio-termo entre ambos. Mesmo que esqueça de colocar para carregar, uma coisa é superimportante: evite deixar o celular ficar com a bateria abaixo de 20%.

Por isso, apesar de muitas pessoas plugarem o celular na tomada só quando a bateria cai para abaixo de 20%, ou até mesmo quando ela descarrega completamente, essas práticas não são mais recomendadas. Você pode descarregar e carregar o celular quando quiser, que não terá o problema de uma bateria viciada.

Uma carga excessiva pode causar superaquecimento e danificar a bateria. Carregadores e cabos podem esquentar durante o uso, mas o superaquecimento indica problemas. Isso pode interromper o carregamento, deixá-lo lento e até danificar a bateria. Em caso de suspeita, suspenda o uso do equipamento.